Conheça 4 espécies animais que se reproduzem sozinhas

46.747 views
Alguns animais não precisam necessariamente acasalar para a reprodução de sua espécie.

A reprodução de algumas espécies de animais de maneira assexuada, também conhecida como partenogênese (que significa “partos virgens”), não é uma novidade para os especialistas, uma vez que já é bem conhecido que esta é a forma de reprodução de várias espécies de lagartos.

No entanto, existem outras espécies de animais que podem se reproduzir sozinhas mesmo tendo parceiros do sexo oposto, não dependendo necessariamente do acasalamento para a reprodução de sua espécie.

Espécies de animais que se reproduzem sozinhas

Bicho-pau australiano

O bicho-pau australiano é um perfeito exemplo de animais que se reproduzem sozinhos, por mais que exista uma grande quantidade de indivíduos de ambos os sexos em seu habitat. O motivo que levou a espécie a se reproduzir sozinha, portanto, não foi a escassez de machos, mas o fato de o ato sexual ser muito sofrido para as fêmeas.

Para fugir do acasalamento, algumas fêmeas do bicho-pau australiano passaram até a desenvolver um odor “antiafrodisíaco” para afastar os machos da espécie. Em alguns casos, no entanto, as fêmeas simplesmente golpeiam os machos para escapar do acasalamento.

Cobras

Algumas cobras também podem ser um exemplo de animais que se reproduzem sozinhos, especialmente algumas espécies de víboras. Este fenômeno de reprodução não é novidade, uma vez que várias espécies já apresentaram a partenogênese em cativeiro.

No entanto, estudos mais recentes mostram que algumas cobras podem optar pela reprodução solitária mesmo no convívio com machos de sua espécie. Porém, as cobras nascidas deste tipo de reprodução solitária tendem a apresentar um índice de mortalidade muito maior do que as que nascem de acasalamentos comuns.

Peixe-serra

O peixe-serra é uma das novidades com relação a animais que se reproduzem sozinhos, pois este tipo de reprodução foi descoberto apenas em 2015 em animais selvagens que não foram mantidos em cativeiro.

Assim, os peixe-serra passaram a ser a primeira espécie de vertebrados conhecida a se reproduzir por meio de partenogênese em seu ambiente natural. As causas ainda não são completamente conhecidas, mas segundo especialistas, estes peixes podem ter evoluído para um parto virgem, sem acasalamento, devido à drástica diminuição de sua população, sendo esta uma alternativa para evitar sua extinção.

Lagartos

Os lagartos são a principal espécie de animais quando se o assunto é espécies que se reproduzem sozinhas, uma vez que a maioria de suas espécies pratica a partenogênese, algumas sendo formadas apenas por fêmeas.

No entanto, existem algumas espécies, como os lagartos Teiú, que possuem espécimes machos identificados, possibilitando assim que esta espécie também possa se reproduzir sexualmente.

Outras espécies de lagartos, porém, como os Cnemidophorus uniparens, são formadas apenas por fêmeas, se reproduzindo unicamente por meio da partenogênese. Nesta espécie, cada filhote é uma cópia genética idêntica de sua mãe.

Além disso, mesmo se reproduzindo de forma assexuada, esta espécie formada apenas por fêmeas pode simular o ato sexual, fazendo com que a ovulação seja maior e mais ovos possam ser colocados.

Imagem: vovashevchuk / iStock / Getty Images Plus