Cientistas descobrem fórmula revolucionária de inseticida natural contra a Dengue

819 Visualizações
© Depositphotos.com/tru168 Mosquito da Dengue

A epidemia de dengue que assolou a cidade de Campinas (SP) chegando a 32,3 mil notificações e três mortes na região no mês de maio é o resultado do aumento de focos de proliferação das larvas Aedes aegypti. Não somente nesta região, como em todo o Brasil, o índice de vítimas picadas pelo mosquito tem aumentado gradativamente.

Empenhados em elaborar uma fórmula de inseticida natural que possa combater estes mosquitos, cientistas INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) desenvolveram um repelente a base de cravo da Índia.

Esta raiz, segundo os pesquisadores, possui o Eugenol, substância eficiente como antipragas. A partir deste princípio, eles testaram em laboratório o elemento contra o Aedes aegypti e constataram que as larvas deste mosquito morrem em 24 horas quanto estão em contato com uma mistura de cravo e água.

Achou interessante a ideia do projeto? Saiba como fazer em casa seguindo a receita abaixo:

© Depositphotos.com/Andreyst Cravo

• Bata no liquidificador 60 botões de cravo com uma xícara de água. É a concentração ideal para manter o efeito. Não será necessário peneirar;

• Reserve conteúdo em um recipiente;

• Coloque três gotas do líquido em pequenos pratos de 15 cm. Em pratos médios será necessário mais do que quatro gotas.

Foram ao todo, dois longos anos de estudo para concretizar a eficiência. Embora a fórmula esteja em processo de patente, pode ser feita em casa. De acordo com a pesquisadora do INPA a mistura tem efeito de aproximadamente 14 dias e pode ser guardada na geladeira por até um ano.