Você sabe o que é um biodigestor?

2.764 views
Foto: folhadolago
Foto: folhadolago

Na década de 70 o Brasil passava pela crise do petróleo, e para suprir as necessidades do país deste recurso a tecnologia de biodigestores chegou ao nosso território. Mas o que é um biodigestor? O que ele pode fazer?

O nome pode até ser complicado, mas é mais simples do que parece. Biodigestor é um equipamento que utiliza microorganismos para decompor matéria orgânica e gerar energia por meio de gases.

Os microorganismos em um biodigestor conseguem decompor a matéria orgânica de maneira anaeróbica, ou seja, sem oxigênio. O resultado é uma forma limpa de energia, composta por uma mistura de gases, o famoso biogás, que pode perfeitamente substituir o gás natural ou o petróleo. Além disso, o material decomposto é um fertilizante de alta qualidade.

Atualmente projetos com biodigestores fazem parte das mais atraentes obras de países desenvolvidos, pois é uma forma prática, simples e natural de gerar energia e outros benefícios para o ser humano. Esta tecnologia não agride a natureza e por isso, tem espaço garantido em planejamentos sustentáveis.

Biogás
Foto: bandirmaninsesi

A matéria orgânica que é utilizada em biodigestor é bem variada, podem-se usar resíduos de produção vegetal, como palha e folhas, esterco, urina de animais e até mesmo resíduos de atividade humana, como fezes, urina e lixo doméstico. Todos estes materiais são misturados com água e podem ir para o equipamento.

O biogás, resultado mais conhecido de biodigestores, pode ser utilizado em lampiões, geladeiras e diversos outros locais. É importante salientar que este gás é inflamável e por isso deve-se ter uma série de cuidados em sua manipulação e uso.

Os biodigestores trazem grandes benefícios para a população, como forma alternativa de se obter energia e produção de fertilizantes, além de preservar o meio ambiente, que seria contaminado por estes resíduos descartados incorretamente na natureza, poluindo o solo, o ar e a água.