Vantagens e desvantagens no uso do etanol

34.463 Visualizações
Canavial
Foto: pmgee

O Brasil é o pioneiro no uso do etanol, álcool etílico, e o segundo produtor mundial, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Apesar de ser um combustível renovável, sua produção não é considerada totalmente ecológica.

Se de um lado o etanol emite até 25% menos poluentes do que a gasolina, de outro há a questão da necessidade de grandes áreas para plantação vegetal. No Brasil, a cana-de-açúcar é a matéria-prima utilizada na produção do etanol, enquanto que os norte-americanos o obtém a partir do milho. Conheça as vantagens e desvantagens do etanol:

Vantagens

biocombustivel
Foto: tearthtimes

O principal benefício do etanol é ser uma alternativa limpa e renovável, se comparada com a gasolina, que é derivada do petróleo, um recurso mineral finito que libera gás carbônico e contribui com a poluição. Com uma tecnologia simples, qualquer país pode produzi-lo, desde que haja condições mínimas, como terra para plantação, sol e chuvas. Podendo ser utilizado puro ou misturado aos combustíveis fósseis, este biocombustível também pode ser obtido a partir da soja, milho, mamona, canola e babaçu. Outra vantagem do etanol é o preço mais baixo quando comparado ao dos combustíveis fósseis.

Desvantagens

Combustível
Foto: viranoticia

Muitos indicam como desvantagem a necessidade de grandes extensões de terras para o plantio de matérias-primas, que podem contribuir para o aumento da fome no mundo, uma vez que estas áreas poderiam ser destinadas à produção de alimento para as pessoas. A busca por novos terrenos de plantio para atender a crescente demanda mundial também pode aumentar o desmatamento das florestas. Outro ponto negativo é a degradação ambiental causada pelo uso de fertilizantes e pesticidas na lavoura da cana e pelo manejo de dejetos gerados na produção, como o vinhoto. O rendimento energético do etanol em um automóvel também é inferior se comparado à gasolina, sendo vantajoso seu uso quando o valor do litro do álcool for inferior a 70% do preço da gasolina.