Usinas nucleares no Brasil

70.362 Visualizações
Usina Nuclear Angra 1
Usina Nuclear Angra 1, Rio de Janeiro. Foto: infosurhoy

Usinas nucleares são instalações industriais que produzem energia elétrica por meio de reações de elementos radioativos, cujo mais utilizado é o urânio. No processo o núcleo do elemento é desintegrado, liberando assim grande quantidade de energia elétrica.

No Brasil temos duas usinas nucleares em atividade e uma em construção, ambas localizadas na Praia de Itaorna, em Angra dos Reis (RJ). As três usinas conhecidas como Angra 1, 2 e 3 (em construção), fazem parte da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, que é resultado do Programa Nuclear Brasileiro. As usinas em atividade tem potência total de 2.007 Megawatts (MW), e com a Angra 3, que tem operação prevista para 2016, este número chegará à 3357 MW.

Não é prudente afirmar que a energia nuclear não polui o ambiente, porém o seu impacto ambiental é bem menor se comparado com outras fontes de energia, além disso, suas instalações não exigem grandes territórios. As questões de segurança também são fatores de grande preocupação, devido ao material radioativo, mas suas etapas são rigorosamente controladas e monitoradas, sendo rara a incidência de acidentes em todo mundo e ainda inexistente no Brasil.

Usina Nuclear Angra 3
Angra 3. Foto: skyscrapercity

As usinas nucleares no Brasil podem crescer e possuem potencial para isso, visto que o país está em sétimo lugar quanto às reservas de urânio. Existem projetos em andamento de duas novas unidades no território nordestino, mesmo assim, as usinas hidrelétricas ainda mediam o cenário de energia elétrica no país.

É importante salientar que os estudos em novas tecnologias para usinas nucleares são contínuos e cada vez mais otimizados, destaca-se também a necessidade de expandir a geração de energia no país e para isso a construção de mais usinas é fundamental. Também é preciso estudar formas que não sejam nocivas para a população e o meio ambiente, a energia é fundamental para o nosso dia a dia, mas a natureza e seus recursos também são indispensáveis para todas as espécies do planeta.