Tudo o que você precisa saber sobre IPTU verde

211 Visualizações

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um imposto cobrado para todos os contribuintes de imóveis em áreas urbanas. Seu valor varia de acordo com a localidade e valor do imóvel, e cada município tem o poder de decidir a forma e data de pagamento.

iptu verde

Um tributo previsto no artigo 156 da Constituição Federal de 1988, que decreta que é competência do município instituir o imposto sobre toda propriedade imobiliária, seja casa, apartamento, prédio comercial, terrenos e outros imóveis localizados em áreas urbanas.

Contudo, o que talvez você não saiba é que alguns municípios criaram a iniciativa de IPTU modelo sustentável a fim de não só reduzir o custo do imposto, mas contribuir para que a cidade se torne mais sustentável, preservando o meio ambiente.

IPTU sustentável

O novo modelo se trata do IPTU Verde, que nada mais é que um desconto dado a todos os contribuintes que adotam práticas sustentáveis e conscientes em suas casas. O desconto é dado para todos aqueles que comprovarem praticar ações conscientes e seu desconto pode variar de acordo com a localidade e ação praticada.

Afinal, o que é necessário fazer para obter o desconto?

Verifique com a prefeitura de sua cidade se a região já adotou a prática, e se informe a respeito do que é necessário para se certificar.

O IPTU Verde gera descontos para quem pratica ações que se encaixam em:

Arborização;
Sistema de captação de água da chuva;
Sistema de reuso de água;
Sistema de aquecimento solar;
Separação dos resíduos sólidos;
Utilização de lâmpadas LED, e outros.

Atitudes e práticas previstas na certificação de cada cidade geram pontos que se transformam em descontos no imposto do IPTU. A iniciativa já tem sido implantada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Brasília e outros, a fim de incentivar as práticas sustentáveis em casas e edifícios.

Resultados de economia em dobro!

Além de gerar qualidade de vida e descontos no imposto do IPTU, ao colaborar instalando, por exemplo, um sistema de energia fotovoltaica, você economiza também na conta de luz no final do mês. Afinal, está comprovado que a energia solar reduz em até 99% o valor da conta.

Desta maneira, as cidades ganham em qualidade de vida quando contribuem para a redução de poluição.

Informe-se sobre o IPTU Verde de sua cidade e adote as práticas sustentáveis em sua casa, faz bem para o meio ambiente, para você e para o seu bolso!