Exemplos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil

31.573 Visualizações
Água
Foto: hacedoraweb

O conceito de Desenvolvimento Sustentável foi criado pela ONU em 1987 como uma solução para o crescimento econômico das nações sem se esquecer da preservação dos recursos naturais. Trata-se de uma forma de economia verde que busca agredir o mínimo possível o meio ambiente, visando também os avanços tecnológicos e econômicos. Em síntese é a forma de alcançar progresso de forma responsável, uma vez que se pensa na minimização de problemas e consequentemente nos benefícios que este comportamento causará às gerações futuras.

Por muitos anos não houve uma preocupação com o meio ambiente e a forma de desenvolvimento dos países foi baseada na exploração, o que originou desequilíbrios ambientais como o efeito estufa, poluição, extinção de espécies, entre outros. Para solucionar esses problemas, surge a ideia de se ter uma economia verde, conceito que se baseia no crescimento econômico dos países sem agredir o meio ambiente.

Desenvolvimento Sustentável no Brasil

O conceito do desenvolvimento sustentável é um tema que tem sido bastante discutido no Brasil, fazendo com o Governo dê mais atenção a esta nova forma de crescimento econômico. Exemplo disso foi a realização da Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada no Rio de Janeiro no ano passado, 20 anos depois da realização a Eco-92, que resultou em uma série de propostas brasileiras para os próximos anos, registradas no “Documento de Contribuição Brasileira à Rio+20”.

Como principais exemplos de desenvolvimento sustentável no Brasil destacam-se:

• Fontes renováveis: Utilizadas de forma cada vez mais frequente no Brasil, as fontes renováveis de energia é um excelente exemplo de desenvolvimento sustentável. Em 2011 a participação de fontes renováveis de produção de eletricidade no nosso país chegou a 88%, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Energia Eólica
Foto: wastatednr

• Águas de reuso: Há também a opção de água de reuso, na qual algumas empresas podem reutilizar a água proveniente do esgoto para atividades industriais. Além de ser uma prática sustentável e também rentável, já que o custo é 30% a 40% inferior ao da água potável.

Tratamento de Efluente em Indústria Têxtil
Foto: Fabiano Souza

• Reflorestamento: Apesar da grande depredação das matas brasileiras, o reflorestamento tem sido um compromisso das empresas e do governo. Áreas que sofreram a retirada de vegetação têm sido reflorestadas.

Reflorestamento
Foto:victorcarvalho

• Reciclagem: Trata-se de um tema que está cada vez mais presente na vida da população. Estudos indicam que 18% dos resíduos gerados nas cidades são reciclados, a maioria está localizada nas regiões Sul e Sudeste do país. Cada vez mais aumenta o número de postos de reciclagem e o tema já faz parte do dia a dia de boa parte da população.

Coleta Seletiva
Foto: boaventura

É importante salientar que além dos itens já discutidos, existem outros exemplos de desenvolvimento sustentável no Brasil. O país tem feito um grande esforço para transforma-se em uma economia verde, pois percebeu que estas ações não se tratam apenas de tendências, mas que são estruturas para o futuro do planeta e da sociedade, onde o crescimento econômico deve e pode estar em harmonia com a preservação dos recursos naturais.