Volta às aulas sustentável

237 views

Pequenas mudanças no seu dia a dia que fazem toda a diferença!

As festas de final de ano já passaram, as férias escolares estão chegando ao fim e se aproxima a volta às aulas. Além da preocupação com a compra do material escolar, é importante não se esquecer que escolhas mais ecológicas na hora de retomar os estudos fazem toda a diferença.

Parece difícil, trabalhoso e até inacessível fazer escolhas mais conscientes, mas não é. Vem com a gente!

Reutilize: muitas escolas já possuem grupos internos de doação de livros didáticos e paradidáticos. Caso essa não seja uma opção, procure em sebos e grupos de venda de usados.

O mesmo vale para o uniforme escolar, lancheira, mochila e materiais de papelaria como tesouras, cola, lápis de cor, borracha etc. Só compre novos materiais se realmente forem necessários.

Opte por materiais reciclados: procure por conteúdo reciclado: produtos como papel e cadernos são os mais fáceis de encontrar com conteúdo reciclado. Localize a porcentagem de material com conteúdo reciclado na descrição do produto. Cadernos de composição feitos apenas de papel são mais fáceis de reciclar do que aqueles feitos de materiais mistos.

Vá até a loja: embora as compras on-line estejam se tornando cada vez mais convenientes e acessíveis, é importante lembrar que elas resultam em uma grande quantidade de desperdício desnecessário de embalagens – portanto, compre pessoalmente quando possível.

Troque itens descartáveis por reutilizáveis: trocar os itens descartáveis ​​por reutilizáveis, seja uma lancheira ou uma garrafa de água, é de longe a opção ecológica mais fácil para dar um passo na direção certa para o novo ano letivo. As crianças podem escolher o seu desenho preferido para o ano e, ao mesmo tempo, poupar o ambiente!

Deixe o carro na garagem: por que não inovar e ir de bicicleta ou até mesmo caminhando? É possível também organizar um grupo de revezamento de carona com os pais da região ou verificar se há transporte escolar coletivo na escola.

O lanche também é importante: as opções de alimentos também podem ser mais ecologicamente corretas. Alguns itens do lanche não precisam de embalagem, como frutas e vegetais, por exemplo. Mudar de um lanche embalado para uma maçã = mais saudável e menos desperdício desnecessário! Em caso de uso de embalagem de plástico, prefira os saquinhos que podem ser lavados e reutilizados. Tente banir salgadinhos e refrigerantes para uma alimentação mais saudável!

Cuidado com os excessos! Compre apenas o que for utilizar, tanto na questão de material escolar, quanto na de lanche e uniformes. É preferível comprar em pequenas quantidades conforme necessidade, a comprar grande quantidade e não utilizar. Faça escolhas conscientes.

Fontes: Paso Robles Daily News | Milk Education