Veja quais são os tecidos mais eficazes para a máscara caseira

479 views

Se você está fazendo máscaras de proteção em casa, veja aqui quais os tecidos mais eficazes na filtragem de gotículas de ar

Desde que o Ministério da Saúde recomendou que todas as pessoas passassem a usar máscaras em público, muitas pessoas começaram a fazer suas próprias máscaras em casa.

Além de eficiente, a máscara é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo quem usa e as outras pessoas ao redor.

Novas pesquisas, no entanto, descobriram que uma combinação de dois materiais específicos poderia ser mais eficientes para filtrar partículas de gotículas de saliva: algodão e chiffon.

Os pesquisadores da Universidade de Chicago observaram que essas gotículas respiratórias podem variar de tamanho, chegando até mesmo a serem imperceptíveis. Embora fatores ambientais, como umidade e temperatura, determinem amplamente por quanto tempo essas gotículas são capazes de sobreviver no ar, de acordo com o estudo, gotículas maiores tendem a se estabilizar devido à gravidade e não viajam tão longe. No entanto, as menores – que no estudo são chamadas de aerossóis – permanecem suspensas no ar por períodos mais longos devido ao seu pequeno tamanho e desempenham um papel fundamental na propagação da infecção, de acordo com o estudo.

Por isso, os pesquisadores testaram vários tipos de tecidos, como flanela, cetim, seda sintética e chiffon. Após os testes eles descobriram que o algodão funcionou com mais eficiência como uma barreira contra partículas, enquanto o chiffon continha uma carga estática. Segundo o estudo, pequenas partículas podem se ligar à estática nas fibras ao invés de atravessar – isso é chamado de barreira eletrostática.

Por isso, as máscaras feitas com uma camada de tecido de algodão e duas camadas de chiffon puderam filtrar de 80 a 99% das partículas, enquanto as máscaras médicas foram capazes de filtrar de 85 a 99%, dependendo do tamanho das gotículas.

Por isso, é válido lembrar que ao fazer a sua máscara é importante que ela se encaixe corretamente no seu rosto, sem espaços entre os contornos do rosto e a máscara. Se isso acontecer, o ar pode escapar, podendo reduzir significativamente a eficácia da máscara.

E se você quer aprender a fazer a sua máscara sem precisar de linha e agulha, dê uma olhada neste vídeo publicado pelo canal Japanese Creations: