Projeto da USP ensina técnicas de mindfulness para combater ansiedade e depressão

159 views

Ações do Centro de Mindfulness e Práticas Integrativas da USP, em Ribeirão Preto, buscam promover bem-estar de forma gratuita e online

Toda quarta-feira, às 18 horas, o Centro de Mindfulness oferece encontros on-line, gratuitos, e abertos ao público geral.

Mindfulness significa atenção plena, ou seja, a capacidade de focalizar atenção de maneira integral em algo. “A prática de mindfulness nos ajuda a tomar consciência de nossas experiências, reconhecendo a forma como respondemos física e emocionalmente aos acontecimentos da vida”, explica a professora Edilaine Donato, coordenadora do Centro em Ribeirão, em entrevista ao Jornal da USP.

A atividade é realizada em parceria com o MindfulSpace, um estúdio de mindfulness que busca desenvolver a prática com pessoas físicas e organizações de modo geral. Para participar, basta acessar o link e realizar a inscrição uma única vez.

Mindfulness o tempo todo

A partir do momento que se descobre esta técnica, é possível praticá-la em qualquer lugar e em qualquer hora do dia. Pense que em qualquer tarefa do dia – seja escovar os dentes, almoçar, conversar com amigos ou se exercitar – podem ser realizadas com mais atenção.

Quando estamos atentos às nossas ações, prestamos mais atenção ao que estamos fazendo no presente. É diferente de fazer as coisas no “automático”. Ao invés disso, você estará sintonizado com seus sentidos, percebendo todos os seus pensamentos e emoções.

Quais os benefícios da atenção plena?

São muitos! Mas, resumidamente, pode-se dizer que a prática de mindfulness melhora o bem-estar, aumenta a capacidade de atenção no presente e traz benefícios para a saúde física e mental.

Esta técnica pode ajudar a aliviar o estresse, tratar doenças cardíacas, diminuir a pressão arterial, reduzir a dor crônica, melhorar o sono e aliviar as dificuldades gastrointestinais. Além disso, nos últimos anos, muitos psicoterapeutas vêm adotando esta técnica de atenção plena como um elemento importante e complementar no tratamento de vários problemas, como depressão, dependência química, distúrbios alimentares, conflitos de casais, distúrbios de ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo.