PRIMEIRO MUTIRÃO DE LIMPEZA 2019 – SANTOS – Movimento Mundo SEM Bitucas

570 Visualizações

O Projeto Mundo SEM Bitucas nasceu do incômodo gerado ao observar a grande quantidade de pontas de cigarros em ruas e calçadas da capital paulista em 2015. Hoje, ele busca conscientizar fumantes e não fumantes sobre a problemática do descarte incorreto das pontas de cigarro por meio de oficinas, palestras e ações educativas.

Você sabia que uma simples bituquinha pode gerar um problemão?

Você sabia que a bituca, ponta de cigarro, é uma das maiores causadoras da poluição dos oceanos, afetando a diversidade marinha e trazendo impactos ambientais, sociais e econômicos?

Você sabia que 60% dos fumantes jogam as bitucas no chão e, consequentemente, podem causar entupimento de bueiro, enchentes, incêndios, infertilidade de solos e contaminação das águas de rios, lagos e mares? E que sua grande maioria deságua nos oceanos tendo como destino final e grande acúmulo?
Você sabia que uma única bituca possui mais de 4,7 mil substâncias tóxicas entre elas metais pesados e que no mundo existem mais de 1,6 bilhão de fumantes? E que estes descartam, aproximadamente, 12,3 bilhões de pontas de cigarro por dia?

Pois é…O tabagismo é um problema global de saúde pública já há algumas décadas. Porém, poucos sabem que além de dano a saúde também virou um problema ambiental. Uma vez que não são todas as pontas de cigarro que são descartadas corretamente em lixeiras com destinação deste resíduo tóxico para aterros sanitários controlados e um número mínimo são destinados para a reciclagem. Por isso, o descarte adequado desse material é de extrema importância, já que os filtros de cigarro retêm mais de 4,7 mil substâncias tóxicas dentre elas arsênico e chumbo. Além de demorar mais de 5 anos para se decompor pelo fato da maioria deles serem produzidos com acetato de celulose (ARRUDA, 2016).

O Movimento Mundo SEM Bitucas está crescendo e, a pedido de admiradores do movimento, ele se propôs a fazer o primeiro mutirão de limpeza de 2019 na praia de Santos, neste próximo domingo, dia 03/02, a partir dàs 10h, próximo ao Canal 03 para colocarmos todos juntos a mão na massa por um mundo sem bitucas. Afinal, juntos somos mais fortes e podemos construir um mundo melhor para se viver, não é mesmo?

Para todo mundo que topar este desafio com a gente e colocar a mão na massa durante a ação de limpeza ganhará um copo eco da empresa Meu Copo Eco. Vai ficar de fora dessa?

Segue a programação do dia 03/02/2019:

Link do evento no Facebook