Limpe o ar da sua casa com a ajuda das plantas

305 Visualizações
Crédito: Flickr / Michael Gil Samambaia

Inúmeros produtos que fazem parte do nosso dia a dia possuem elementos químicos como benzenos, xilenos, aldeídos e tricloroetilenos em suas composições. Esses elementos podem ser tóxicos e, quando acumulados no ambiente, podem prejudicar a saúde. Tintas, produtos de limpeza, móveis e tecidos são alguns exemplos de acumuladores de produtos tóxicos.

Uma matéria do site Planeta Sustentável listou cinco plantas que se adaptam muito bem a ambientes fechados e auxiliam na purificação do ar. A lista foi feita com base na sugestão do Calendário do Jardim, elaborado pelo São Paulo Garden Club. Confira:

Clorofito:

Cresce bem em ambientes de luminosidade intermediária. Possui boa capacidade de retenção de água. No verão é aconselhável que se regue todos os dias, no inverno, se pode regar com menos freqüência.

Crédito: Flickr/ Maurício Mercadante Lírio da Paz

Dracena:

A Dracena não precisa de muito sol, mas também não gosta de lugares muito frios. Deixe-a em local iluminado e regue diariamente.

Filodendro Pacová:

Cresce bem em ambientes quentes e precisa de iluminação uma vez por dia (durante a manhã ou tarde). Só precisa ser regado quando o substrato está secando. Para plantá-lo, dê preferência a solos enriquecidos com fertilizantes orgânicos ou o plante sobre o xaxim.

Lírio da Paz:

Gosta de bastante água. Pede regas diárias em períodos mais áridos e regas a cada dois dias em períodos mais úmidos. A cada seis meses adube a terra e removas as folhas mortas e secas.

Samambaia:

Precisam de luminosidade em parte do dia, mas não gostam do sol direto.  As regas devem ser diárias, mas o xaxim nunca deve ficar encharcado. Em dias quentes é aconselhável borrifar água em suas folhas.