Limpe a sua casa sem sujar o planeta

526 views

Conheça alguns produtos de limpeza que limpam a sua casa e as suas roupas sem causar danos à saúde humana e ao meio ambiente

Por trás de uma casa limpinha e de roupas perfumadas, existe um problema que nem sempre nos damos conta: o impacto que os produtos de limpeza causam no meio ambiente.

Hoje em dia até existem algumas resoluções que procuram amenizar esse problema, como a regulação dos níveis de fosfato (uma substância altamente tóxica e letal para os peixes) nos detergentes, por exemplo. Mas ainda assim, existem muitas outras substâncias químicas nos produtos de limpeza que, ao irem pelo ralo, se misturam, provocando reações e potencializando os impactos sobre a qualidade das águas, sobre a fauna e flora dos ecossistemas.

O cloro, tão comum em limpadores e produtos para manutenção de piscinas, contêm estabilizadores e outras substâncias muito prejudiciais, como metais pesados, que não só contaminam a água da piscina, mas também as águas subterrâneas, através das descargas da água de lavagem do filtro de areia. Outras substâncias derivadas do cloro, como as cloraminas ou os organoclorados, além de cancerígenas, têm a capacidade de se acumular na cadeia alimentar prejudicando a fauna marinha e podendo intoxicar os seres humanos pela ingestão de frutos do mar.

O que podemos fazer?

Enquanto consumidores, nós temos o poder de escolha e é por isso que podemos buscar alternativas mais sustentáveis, seja fazendo os próprios produtos em casa, ou adquirindo de empresas que se preocupam com o planeta. Por isso, relacionamos algumas opções de produtos que limpam, sem agredir o meio ambiente:

Roupas limpas, sem fosfato

Existe uma alternativa disponível no mercado, da linha Amazon H2O, que é a de um sabão em pó sem fosfato e com ativo redutor de espumas que, segundo o fabricante, garante economia de água e redução da poluição dos rios, pois se desintegra em apenas 21 dias. Os produtos desta linha tem como base o óleo de coco de babaçu e algumas embalagens são fabricadas com até 85% menos plástico, em comparação às embalagens regulares.

Louças sem gordura, água sem poluentes

Outro produto produzido com o óleo de coco de babaçu é este sabão para lavar louças em pasta. O produto, que leva a assinatura da Bela Gil, possui certificação do IBD, é biodegradável e 100% livre de petroquímica e corantes. De acordo com o fabricante ele não resseca as mãos e possui alta capacidade desengordurante.

Limpeza em cápsulas

Uma startup brasileira desenvolveu um produto de limpeza em cápsulas recicláveis, seguindo a mesma lógica das máquinas de café, que são utilizadas com um borrifador permanente. As cápsulas de limpeza possuem apenas ingredientes naturais e de origem vegetal em sua fórmula, e a venda é feita através de kits, que são fornecidos no modelo de assinatura ou venda online e entregues na casa do cliente, além disso, a própria empresa faz a logística reversa das cápsulas vazias.