Aprenda como reciclar copos descartáveis

5.007 views
Copo descartável
Foto: maxcoffee

Prático, simples e poupa bastante o tempo das pessoas. Os produtos descartáveis são uma ótima opção em um mundo onde mal temos tempo para nos divertir e descansar – afinal, ninguém quer perder tempo lavando a louça da festinha feita em casa, ou daquele churrasco com os amigos. E, sem dúvida, o item primordial de qualquer evento é o copo plástico. Infelizmente, o uso excessivo do produto acabou tornando o objeto um dos principais vilões do meio ambiente. Dados afirmam que a produção atual é de 100 milhões de copos por ano, o que gera, aproximadamente, dez mil empregos diretos.

A sua fabricação emite grandes quantidades de CO2 (entre outros gases) e, quando descartado, demora mais de 100 anos para se decompor. A sua reciclagem é inviável no sentido econômico, pois as matérias-primas são extremamente baratas e o quilo do material reciclado custa por volta de R$ 0,10 – além de perderem muito da sua qualidade original após o processo. Por estas razões, o produto é geralmente ignorado pelas associações de reciclagem. O seu destino, depois de utilizados, geralmente é o mar; inclusive, gerando o aparecimento das “ilhas de plástico” nos oceanos.

Mas o que fazer para evitar toda essa agressão à natureza? Uma mudança no comportamento das pessoas é muito importante, como o uso de itens reutilizáveis sempre que possível. No trabalho, por exemplo, leve a sua própria caneca. Algumas empresas incentivam esta atitude, pois o gasto com água para limpá-la é muito menor do que na fabricação do produto descartável. Quando for ao restaurante ou lanchonete, procure pedir ao garçom que sirva a sua bebida em um copo de vidro. Se possível, faça o mesmo nas festinhas que você realizar em sua casa com os amigos.

Arte de copo descartável
Foto: roselypignataro

Porém, existem pessoas que ainda fazem um bom uso dos copos plásticos descartados. A artista plástica e decoradora Rosely Castanho Pignatar, os utiliza na produção de enfeites, com o objetivo de ilustrar a sustentabilidade através da arte. Em seu blog há diversos exemplos de seu uso, além da criação de objetos com outros tipos de materiais recicláveis. As escolas também fazem uso dos copos em suas atividades artísticas. Se você for professor, procure abraçar esta ideia.

Existe também um projeto na Unicamp que visa a produção de itens escolares com o descarte dos copos. José Maria da Silva criou, há alguns anos, o Projeto Recicle, que se tornou um sucesso, inclusive sendo adotado por diversas empresas. Ele criou uma máquina que recolhe e realiza a higienização dos copos usados. O produto depois é moído e levado para outra máquina, que derrete o plástico, o transformando em uma massa e o expele em forma de espaguete para, em seguida, resfriá-la. Após isso ela é cortada em pedaços e segue para uma máquina injetora que, através de moldes, produzem canetas, réguas, entre outros produtos.