Aprenda como ter um banheiro sustentável em casa

594 views
Torneira
Foto: designworkers

A palavra sustentabilidade atualmente está muito presente na sociedade, mas algumas pessoas pensam que isso é algo que está longe do nosso alcance, o que é um engano. Com pequenas atitudes, que podem começar em casa, é possível contribuir com o meio ambiente. Um exemplo disso está mais próximo do que se imagina: o banheiro.

É fácil adotar algumas práticas e transformá-lo num banheiro ecológico. O primeiro passo é verificar se as torneiras e o chuveiro não possuem goteira, pois 60 pingos por minuto desperdiçam aproximadamente 24 mil litros de água por ano.

Já o vaso sanitário requer muita atenção porque pode haver vazamento. Para saber, basta fazer o teste: coloque algumas gotas de corante alimentar na caixa acumuladora de água do vaso sanitário. Se o corante descer e água colorida aparecer no vaso sanitário sem que você dê descarga, quer dizer que há problema de vazamento. Então, é preciso consertá-lo. Com isso, serão economizados por mês 3.785 litros de água.

Na hora de dar descarga há equipamentos e dispositivos economizadores que tornam o banheiro sustentável. Os modelos mais antigos de bacias sanitárias chegavam a gastar até 15 litros de água por descarga, hoje em dia a média é de 9 litros. Com a implantação de válvulas econômicas, o meio ambiente agradece já que ela possui dois acionamentos: um para resíduos líquidos (vazão de 3 litros) e outro para resíduos sólidos (vazão de 6 litros).

Chuveiro
Foto: Divulgação

Outra coisa simples de fazer e que dá uma grande diferença é fechar a torneira enquanto escova os dentes. Com esse hábito, dá para poupar 12 litros de água a cada escovação. Essa prática de uso consciente também serve para quando se vai lavar o rosto ou fazer a barba.

Na hora do banho atenção redobrada, o recomendado é apenas 5 minutos embaixo do chuveiro e se puder fechar o registro enquanto se ensaboa melhor ainda. Além disso, a água do banho pode ser coletada e reutilizada para lavar o quintal, dar descarga ou limpar os cômodos da casa. Outra dica econômica é trocar a ducha pelo chuveiro elétrico, que consome menos água e energia.