Aprenda a fazer reciclagem de garrafa PET

1.090 views
Garrafas PET
Foto: mr_t_in_dc

Você sabia que o Brasil está entre os líderes mundiais na reciclagem de garrafas PET? Em contrapartida, esse resíduo também fica na lista de produtos indispensáveis nas compras de todo brasileiro. Se não forem descartadas corretamente, as garrafas aumentam o volume de lixo nos aterros sanitários e contribuem para contaminação do solo.

Algumas saídas foram encontradas para evitar esse fim, entre elas, a reciclagem. Infelizmente a quantidade de garrafas produzidas ultrapassa o número que as cooperativas de reciclagem conseguem suportar. A melhor alternativa nesse caso fica por conta dos trabalhos artesanais, que além de diminuir o descarte incorreto, dá nova vida as garrafas PET. A princípio, você só precisa colocar em prática a sua criatividade e separar um tempo para produzir objetos e até artigos de decoração.

É possível fazer de tudo com as garrafas que as pessoas dispensam. Para colocar essas ideias sustentáveis em prática, o Pensamento Verde encontrou uma forma original de como fazer reciclagem de garrafa PET. Além de fácil, você pode levar uma vida mais saudável plantando alimentos orgânicos em sua própria Horta Vertical de Garrafas PET.

Horta Vertical
Foto: Ciclovivo

Um jardim vertical na sua casa!

Para criar uma horta vertical você precisa de garrafas PET de dois litros – limpas e vazias – tesoura, corda de varal, ou arame (fio resistente), arruelas (para quem optar por arames), terra e uma muda de planta. Para começar faça um corte como se fosse uma janela, onde será colocada a planta. A distância entre a parte de baixo da garrafa e o corte é de aproximadamente três dedos.

horta vertical
Foto: Ciclovivo

Na região perto das aberturas, superior e inferior, faça dois furos, por onde serão colocados os fios. O fundo da garrafa deve ter um furo por onde irá escoar o excesso de água na terra. Feito isso, passe dois fios pela extremidade da garrafa para mantê-la presa ao local escolhido para a sua horta. Quem optar prender com arame, deve utilizar as arruelas abaixo das garrafas, que vão ter a função de calço, isso faz com que a garrafa não escorregue. Para o barbante ou varal, basta apenas fazer um nó na parte de baixo.

Horta Vertical
Foto: Ciclovivo

Depois de prender e alinhar as garrafas, é hora de plantar!