Especial Beleza Sustentável: Opa! Hair Salon

3.538 Visualizações

O Opa! Hair Salon faz parte do Programa Beleza Verde, e mostra em seu dia a dia o quanto o meio ambiente é importante para eles. Confira a nossa entrevista com a maquiadora chefe e saiba mais!

Sustentabilidade, beleza e descontração!

A sustentabilidade está em todos os pequenos recantos da nossa rotina. Pode ser vista no modo como lidamos com nosso consumo, com o que usamos na nossa pele, com que descartamos nas lixeiras, com toda a natureza que nos cerca. Seja na nossa casa, no nosso trabalho, onde cuidamos da nossa beleza não poderia ser diferente. O Programa Beleza Verde é uma certificação de que a natureza é respeitada neste momento tão particular: o uso de produtos e serviços estéticos.

Penélope Beolchi é a beauty artist e hair designer no comando do Opa! Hair Salon e nos conta um pouco sobre seu salão:

Pensamento Verde: Como surgiu a ideia de montar um salão de beleza? Como foi a criação da sua marca, a escolha dos seus produtos e serviços?

Penélope Beolchi: A ideia original do salão e o que ele é hoje se modificaram bastante. O que nunca mudou foi a intenção de oferecer bem-estar ao cliente. Além da qualidade técnica, queremos promover a sensação nas clientes de serem cuidadas e valorizadas.

Pensamento Verde: Onde está o coração do salão? Aquele diferencial especial Opa! Hair Salon?

Penélope Beolchi: O fato de estar em uma casa é bem aconchegante. A alegria e descontração dos funcionários, atendimento com cortesia e simplicidade e a harmonia no trabalho são muito valorizados. Nem sempre é fácil, fazemos muitas reuniões para melhorar o nosso relacionamento interpessoal. As funcionárias dizem que ter a coleta/reciclável é mais um diferencial.

Pensamento Verde: Vimos que você é especializada em vários procedimentos, o que é muito legal e extremamente importante para a beleza. Pode nos contar um pouco sobre suas especialidades, cursos, etc?

Penélope Beolchi: A maquiagem é o carro chefe da casa. Eu venho do mercado da moda onde trabalhei mais de 20 anos como maquiadora de revistas e TV. Um valor pessoal é a educação (sou formada em pedagogia e dei aulas muitos anos no Senac) e acredito que é o investimento dos profissionais em cursos e especializações que vão enriquecer o mercado. Inclusive, o que me fez decidir em aderir ao Programa Beleza Verde foi a possibilidade de oferecer treinamentos regulares aos profissionais da casa. Um treinamento que remete à reflexão é sempre bem-vindo. Como consumimos os recursos, o que fazemos de bem para o planeta, como escolhemos os nossos fornecedores são valores que, com certeza, vão somar à prestação de serviço do Opa! Hair.

Pensamento Verde: Seu salão se preocupa muito com o meio ambiente e implementa ações em prol da beleza sustentável, inclusive, faz parte do Programa Beleza Verde. Como você inspira sua equipe a fim de serem mais sustentáveis, cuidando do meio ambiente, seja na rotina do salão quanto fora dele?

Penélope Beolchi: Aqui foi uma briga [risadas]. Até sensibilizar todos sobre a necessidade de pensar verde… E me surpreendi com a adesão de toda a equipe. Tenho me dedicado muito a isto nos últimos seis meses. Por meio de reuniões, ocasiões de confraternização, fotos da equipe com quadros em cada cadeira dos profissionais. Dinâmicas de grupo. Tenho investido muito nisso, o que acaba melhorando muito os treinamentos técnicos. Inclusive, eu gostei do treinamento do Beleza Verde e quero marcar outras datas, pois parar e observar o próprio comportamento é sempre rico.

Pensamento Verde: Sobre o setor de beleza: como vê a preocupação do setor com o meio ambiente? Na sua opinião, o que precisamos fazer/mudar para alcançar uma beleza plenamente sustentável?

Penélope Beolchi: Eu acredito que temos uma boa caminhada na sensibilização dos profissionais e para desenvolver um orgulho sobre ser eco sustentável. Afinal de contas, os profissionais da beleza são poderosos formadores de opinião: “fazemos a cabeça dos clientes por fora e também por dentro” – isso ninguém pode negar.

Legenda: Coletor Beleza Verde personalizado.

Pensamento Verde: Qual conselho você daria aos nossos leitores, a fim de orientá-los de modo que realizem suas rotinas de beleza em casa sem deixar a sustentabilidade de lado?

Penélope Beolchi: Reflexão. Observar as embalagens e como são corretamente descartadas, evitar o desperdício e comprar o que realmente sabe que vai utilizar. Se enxergar como parte da cadeia produtiva e do processo de descarte.

Saiba mais

O Opa! Hair Salon se preocupa constantemente com a relação beleza e sustentabilidade para que ela ocorra de forma transparente e evolutiva. O Salão fica na Rua Apeninos, 689 – Paraíso, São Paulo e você pode conferir a página do salão aqui.