Especial Beleza Sustentável: Hair Club – São Paulo

3.005 Visualizações

O Hair Club – São Paulo faz parte do Programa Beleza Verde e é um salão de beleza dedicado ao bem-estar de seus clientes, que combina qualidade com produtos que não agridem o meio ambiente.

Bem-estar, beleza e sustentabilidade!

A sustentabilidade está em pequenos detalhes em nosso dia a dia. Com pequenas atitudes é possível transformar os simples detalhes em um futuro melhor e sustentável. No mundo da beleza não é diferente, por isso, o Programa Beleza Verde é uma certificação de que a natureza é respeitada neste momento tão particular com o uso de produtos e serviços estéticos.

Confira a entrevista com a dona do salão, Dalva Melo, e saiba mais:

Pensamento Verde: Como surgiu a ideia de montar um salão de beleza? Como foi a criação da sua marca, a escolha dos seus produtos e serviços?

Dalva Melo: O salão foi fundado há 11 anos, no entanto, eu comprei ele em 2015 com 50% de sua capacidade funcionando.

Nos primeiros dois anos, que considero de adaptação, investi nas melhorias necessárias, redefinindo o perfil do profissional e dos produtos utilizados no salão. Entendi, que escolher os produtos que usaríamos seria um dos pilares importante do negócio. Então optei por poucas marcas, mas, pelos melhores do mercado no quesito qualidade e, que tivesse o menor ou nenhum impacto no meio ambiente.

No terceiro ano, comecei a adequá-lo a minha visão como empreendedora: oferecer um serviço de bem-estar mais amplo, trabalhando não só com cabelo, mas com a estética rosto/corpo e a podologia.

Quando o negócio estava estabilizado, nesses 3 anos, iniciei a implementação da filosofia do Beleza Verde, que era minha maior expectativa e sonho, foi quando percebi que seria mais difícil do que imaginava, porque mexia com questões culturais muito enraizadas no público (interno e externo). O projeto se tornou mais complexo e foi nesta etapa que conheci a empresa DINÂMICA AMBIENTAL do Grupo Fragmaq. Nosso primeiro parceiro dedicado ao serviço de gerenciamento de resíduos gerados em estabelecimentos como salões de beleza. Treinando os profissionais e implementando a estrutura de separação de resíduos.

Um detalhe legal de nosso salão é, que ele já foi construído com placas de energia solar.

Pensamento Verde: Onde está o coração do salão? Aquele diferencial especial Hair Club – São Paulo?

Dalva Melo: Receber o cliente em um ambiente com o máximo de bem-estar possível. Oferecendo um local agradável, acolhedor, com profissionais bem formados e com o custo benefício mais acessível. Acolhimento é a nossa palavra chave aqui!

Pensamento Verde: Vimos que você é especializada em vários procedimentos, o que é muito legal e extremamente importante para a beleza. Pode nos contar um pouco sobre suas especialidades, cursos, etc?

Dalva Melo: Temos os serviços de

  • Cabeleireiros: Coloração, mechas, luzes, tratamentos e terapia capilar;

  • Manicure e Pedicure: Unhas de gel e tratamentos;

  • Podologia;

  • Estética: Facial e corporal;

  • Beleza: Maquiagem e penteado.

Os produtos que usamos no salão possuem alguns princípios:

  • Que não seja a base de silicone (derivado do petróleo);

  • Que seja de fabricante responsável, com selo de segurança e aprovados pela Anvisa;

  • Que não possua formol e, nem outro componente que agrida o cliente e o profissional.

As marcas atuais que trabalhamos com este perfil são: Keune, NPPE e Davines (a Davines é Italiana e 100% sustentável e orgânica).

Pensamento Verde: Seu salão se preocupa muito com o meio ambiente e implementa ações em prol da beleza sustentável, inclusive, faz parte do Programa Beleza Verde. Como você inspira sua equipe a fim de serem mais sustentáveis, cuidando do meio ambiente, seja na rotina do salão quanto fora dele?

Dalva Melo: É um trabalho de muita persistência… Tratar a conscientização individual e do grupo constantemente, observando diariamente as posturas, orientando-os, e aculturando-os na filosofia de “cuide do planeta que você habita para que não lhe faltem recursos no futuro”. Porque os recursos naturais do planeta são nossa matéria-prima principal, como água e energia. Inspiro com a minha prática e exemplo, inclusive, comprando produtos de limpeza para o salão com esta filosofia sustentável.

Pensamento Verde: Sobre o setor de beleza: como vê a preocupação do setor com o meio ambiente?

Dalva Melo: O setor é muito tímido ainda, raros empreendimentos (salões) trabalham com essa filosofia. O setor de produtos (fabricante) no brasil ainda é quase 0 de consciência, falta cultura de sustentabilidade neste meio.

Pensamento Verde: Na sua opinião, o que precisamos fazer/mudar para alcançar uma beleza plenamente sustentável?

Dalva Melo: EDUCAÇÃO, MUITA EDUCAÇÃO. Com interesse, principalmente, dos empresários nos seus negócios, e paciência/dedicação para treinar profissionais com esta filosofia.

Pensamento Verde: Qual conselho você daria aos nossos leitores, a fim de orientá-los de modo que realizem suas rotinas de beleza em casa sem deixar a sustentabilidade de lado?

Dalva Melo: Pense com mais responsabilidade sobre o que você faz no meio que habita, no respeito que precisa ter com o meio ambiente para que não lhe faltem recursos no futuro para sobreviver. Faça escolhas melhores quando for adquirir um produto de beleza, tenha o hábito de experimentar coisas novas com selo de sustentabilidade e orgânico, invista um pouco mais tempo para organizar e descartar de forma responsável os seus resíduos, seja curioso, pesquise mais e queira conhecer caminhos mais saudáveis!

Sobre o Hair Club – São Paulo

Hair Club – São Paulo é um salão de beleza, com mais de 10 anos em operação, dedicado ao seu bem estar, combinando a utilização dos melhores produtos com um ambiente agradável e serviços de alta qualidade.