Startup chinesa cria aparelho que filtra poluição

381 views
Reprodução

A China tem um dos ares mais poluídos do mundo, tornando comum o uso de máscaras que filtram os poluentes. Com as cidades, incluindo a capital Pequim, atingindo um nível que superam em 20 vezes o limite considerado seguro pela OMS (Organização Mundial de Saúde), a preocupação em torno do futuro da população e, claro, do planeta, vem aumentando.

Para reverter esse problema de maneira rápida, confortável e eficaz, empreendedores chineses criaram o Wind Six, um aparelho de purificação do ar, que elimina a necessidade de usar máscaras de hospital. Para se proteger da poluição, basta que o usuário coloque o equipamento ao redor da cabeça.

O dispositivo se assemelha a um fone de ouvido com microfone, e, apesar de ser considerado “pequeno”, é bastante eficaz. Isso porque ele possui um poderoso filtro de alta precisão que purifica o ar em torno do usuário em até 99,9%, e uma bateria que, em uma única recarga, dura entre 6 a 8 horas, segundo os criadores.

Os sensores presentes no equipamento ainda permitem monitorar a qualidade do ar em torno do usuário, por meio de um smartphone. A inovação, no entanto, não para por aí. Há ainda a possibilidade de saber, em tempo real, os níveis de poluição do ar em diferentes partes da cidade por meio de um mapa. Dessa forma, os usuários podem planejar sua rota ou destino e evitar estas regiões consideradas mais críticas pelo equipamento.

O dispositivo ainda é um protótipo e, por isso, não está à venda no mercado. A demora para o lançamento se dá porque a ideia dos desenvolvedores é trabalhar um pouco mais no design antes de levá-lo ao mercado, bem como fazer testes mais precisos.

Ainda não se sabe o valor de venda do equipamento, mas espera-se que seja acessível a uma boa parte da população. Em meados de 2014 o país sofreu com a escassez de máscaras de proteção, quando a poluição atingiu patamares alarmantes.

China já trabalha para combater a poluição

A criação do Wind Six ganhou destaque mundial. No entanto, os esforços da China para dominar a poluição já acontecem há alguns anos. O país é o que mais investe em energia verde em todo o mundo.

Atualmente, as emissões do país estão na metade da taxa do PIB, o que é melhor que a média mundial. A ideia é atingir o Carbono Zero.