Roma proíbe circulação de carros em pontos turísticos da cidade

492 views
Coliseu
Foto: AP

Carros perderam o espaço e não podem mais transitar pela via Fórum Imperial, avenida que liga a Praça de Veneza ao Coliseu, um dos locais mais conhecidos em Roma. A medida tomada no início do mês de agosto pelo prefeito Ignazio Marino pretende priorizar a circulação de pedestres e evitar o grande fluxo de automóveis.

A alternativa encontrada por Marino virou polêmica entre a população a qual teme que o trânsito se torne caótico. Embora a questão não agrade os condutores de veículos, a solução beneficia um dos pontos da mobilidade urbana e contribui para um ar mais puro na região.

A Legambiente, associação ambientalista italiana, já havia realizado uma campanha, em fevereiro, com o objetivo de criar uma área exclusiva para pedestres que compreendesse esses dois pontos turísticos e a região ao redor do Fórum Imperial (centro histórico).

Entretanto, somente seis meses depois a Prefeitura entendeu esta necessidade, já fazia parte de um impasse de mais de 30 anos, que discutia a proibição de veículos nesse local a fim de facilitar o acesso da população ao centro histórico e valorizar a cultura. De acordo com o prefeito, em entrevista para agência de notícias Reuters, “Temos que escolher se queremos carros ou valorizamos nossos monumentos”.

Segundo a prefeitura, somente bicicletas, táxis, veículos oficiais e de emergência serão permitidos nesse local e terão que circular com velocidade reduzida.

Coliseu, Roma.
Foto: culturafraterna