Jovens criam máquina capaz de transformar lixo plástico em cases para celular

751 Visualizações
Facebook/ MyProAction O cliente consegue ver todo o processo de produção da capinha.

Quem imaginaria que de um simples projeto de escola, uma máquina, de certa forma revolucionária, poderia ser criada? Foi exatamente isso o que aconteceu com cinco alunos italianos do ensino médio (Marco Tomasello, Daniele Caputo, Vicenzo Virruso, Vittorio Maggiore e Toni Taormina) que, com a ajuda da professora Daniela Russo, apresentaram um projeto muito interessante para o futuro da relação do planeta com a reciclagem de plástico.

Trata-se do “My ProMotion”, nome dado à invenção, um equipamento que se aproveita de lixo plástico para criação de capinhas de celular. De acordo com os estudantes, o processo feito pela impressora 3D é muito simples: o material plástico é depositado em um reservatório, onde a máquina os transforma em pequenas placas para, em seguida, derretê-los e só então ganhar a forma de cases personalizados de celular.

O que chama ainda mais atenção do My ProMotion é a maneira como a máquina realiza sua operação, deixando o material visível ao público durante toda transformação, tornando o processo muito mais interativo. Prova do sucesso do projeto é que a equipe conquistou recentemente uma importante premiação italiana ligada ao impacto social.

O protótipo do projeto já está funcionando, mas ainda aguarda o interesse de um grande patrocinador para aumentar o número de unidades do My ProMotion. Também desta forma, os jovens desenvolvedores acreditam que novos projetos sustentáveis possam ser criados e o reaproveitamento de materiais recicláveis possa ser estimulado.