Engenheiros da Ford criam dispositivo em carro que capta e filtra água para consumo

403 Visualizações
THE FORD MOTOR COMPANY MEDIACENTER Ideia é protótipo e ainda deve passar por novos testes.

Líder em inovação, a Ford desenvolveu um programa para que seus empregados pensem em novos projetos e mecanismos. Uma das ideias foi apresentada pelos engenheiros Doug Martin e John Rollinger, que inovaram e criaram um projeto experimental para ser aplicado futuramente nos carros da montadora, batizado de “On the Go H2O”. O sistema gera água potável no interior do veículo, através da condensação natural no sistema de ar-condicionado.

Ao testarem a ideia, os engenheiros descobriram que um carro pode produzir cerca de 2 litros de água por hora, o que significa que serão feitas menos paradas nas estradas e menos garrafas plásticas vão ser jogadas nos lixos ou no meio ambiente. A invenção vai ajudar também na crise que os países estão vivendo por falta de água, podendo fornecê-la em locais remotos.

A inspiração veio de um Outdoor exposto em Lima, no Peru, que utilizou o mesmo princípio para fornecer água potável à população local. O dispositivo implementado capta, filtra e armazena a água no carro para uso em uma torneira acoplada no console.

Confira detalhes no vídeo da produzido pela montadora:

O On the Go H2O ainda é um protótipo e está em fase de experimentos. Desta forma ainda é incerto a data que a tecnologia estará disponível nos carros da marca.

A Ford vem trabalhando bastante para chegar a novas soluções para resolver as questões ambientais do planeta. Em maio a empresa criou novas espumas de automóveis e componentes plásticos que utilizam em sua fabricação dióxido de carbono capturado em suas operações.