Dicas para um casamento ecologicamente correto

123 views

Sim ao amor e ao meio ambiente!

Mais de dois milhões de casamentos acontecem todos os anos no mundo. Embora muitos casais optem por renunciar a uma cerimônia e celebração típicas, a maioria das pessoas ainda adere a essas tradições.

No entanto, a pegada de carbono de um casamento pode ser tão pesada quanto seu preço. Uma cerimônia média atinge mais de 56 toneladas de emissões de carbono, um número que inclui fatores como local, transporte, vestido de noiva e alimentação.

À medida que a temporada de casamentos ganha ímpeto, consideramos as maneiras mais eficazes de planejar um dia especial sem a consciência pesada. Pequenas mudanças simples podem tornar um casamento mais verde sem quebrar a alegria e a emoção. E aqui vão algumas dicas para os casais que desejam reduzir a pegada de carbono do grande dia!

Convites sustentável

Os convites são sua primeira chance de impressionar seus convidados e dar o tom para o dia que se inicia, então, se a sustentabilidade é importante para você, considere opções digitais ou biodegradáveis ​​para economizar no papel.

Os papéis semeados são outra alternativa interessante e bem simbólica. Procure empresas que usam papel reciclado embutido com sementes que podem ser plantadas de volta na terra e, assim, seu convite continuará florescendo nas casas de seus convidados nos próximos anos.

Abrace a moda ecológica

Talvez um anel de madeira artesanal ou um vestido de noiva vintage se encaixe no seu estilo? Além disso, em vez de pedir às suas damas de honra que comprem vestidos combinando, escolha uma cor do tema e deixe-as usar os vestidos que já têm ou que poderão ser usados novamente.

Diga sim aí mesmo onde vive

O transporte é o componente mais intensivo em carbono. Por isso, evite muitos deslocamentos e dê preferência à localidade onde moram a maioria de seus amigos e familiares. Outra ideia é proporcionar uma van para levar todos os convidados, evitando que cada um vá com seu carro.

Deixe a natureza reduzir seus custos de eletricidade

Em vez de iluminar e climatizar um local amplo, opte pelo ar livre.

Quando se trata de comida, pense local e sazonalmente

Pratos vegetarianos e veganos são sempre uma escolha mais ecológica, mas se uma lista de comida totalmente vegetariana está fora de cogitação, considere fazer pelo menos as entradas e opções de sobremesa sem carne.

Centros de mesa não precisam ser baseados em flores. Ao invés disso, ervas em vasos são um ótimo complemento para a decoração e irão encorajar os convidados a adicionar mais sabor aos seus pratos, se desejarem.

Leve em conta o estilo de servir. Há quem defenda a redução do desperdício servindo comida em estilo buffet para que as pessoas comam apenas o quanto quiserem. O cardápio pode ser escrito em quadros negros em vez de estar impresso sobre cada mesa ou, ainda, via QR code.

Flores e decoração

As flores naturais costumam ser a primeira opção na hora de planejar a decoração do casamento, mas a vida útil delas é curta. Aposte nas flores desidratadas, que duram mais tempo e podem ser reaproveitadas por até três meses. Ou, melhor ainda, decore com fotos ou outros itens significativos que você já possui.

Lembrancinhas para durar

Não é necessário desembolsar uma grande quantia para presentear os convidados do casório. O gesto, inclusive, é mais simbólico, por se tratar de uma forma carinhosa de agradecer as pessoas que fizeram parte de um dia tão especial. Mais um motivo para considerar a sustentabilidade também na hora das lembrancinhas. Plantas e sementes têm um apelo emocional.
É preciso plantar, regar, cuidar, que é o mote principal de qualquer relação. Por isso, uma opção super charmosa é oferecer suculentas. Talheres de bambu e canecas de vidro também podem ser levados como lembranças após o evento.

Espalhe a ideia

O último conselho é celebrar a sustentabilidade no seu casamento ecológico. Em outras palavras, se você está se esforçando para tornar seu casamento verde, por que não exibi-lo? Você pode criar um registro de casamento verde ou incluir um carimbo ecológico em seus convites. Você pode até considerar dar lembrancinhas de casamento com uma mensagem ambiental, como pacotes de sementes de flores silvestres ou barras de chocolate de origem sustentável. No processo de planejar e vivenciar seu casamento verde, você pode inspirar alguns de seus convidados a planejar seus próprios eventos ecológicos no futuro. E que sejam felizes para sempre!

***

Conheça o podcast do Pensamento Verde e ouça os bate-papos super dinâmicos com profissionais feras em sustentabilidade! Conteúdos novos todos os dias!

Fontes: Euro News | CBC | GZH | iCasei