Artesã transforma canos de PVC em artesanato sustentável

1.227 Visualizações
Artesanato com cano de pvc
Foto: Divulgação

O cano de PVC, quando se torna obsoleto, junta-se aos resíduos sólidos da construção civil, que representam 52% de todo o lixo gerado no país, maior quantidade até do que o lixo domiciliar, com apenas 34%. A artesã Eliene Pinheiro, moradora de Divinópolis (MG), resolveu reaproveitar este material e criar peças de decoração para diversos ambientes.

Depois que foi despedida de seu emprego como operadora de caixa, onde trabalhou por quatro anos, Eliene decidiu abrir o próprio negócio, trabalhando com o que realmente gostava: artesanato sustentável. Tudo começou quando uma amiga pediu que ela fizesse um abajur. Com poucas condições financeiras, a mineira recorreu aos canos de PVC como matéria-prima. Dessa forma o custo de produção foi baixo e ela ainda evitou que os objetos poluíssem o meio ambiente, fazendo-os terem utilidade por mais tempo.

“Resolvi fazer com material reciclável, fiz diversas pesquisas e aprendi a técnica com uma moça de Curitiba”, conta Eliene sobre a escolha do material. A produção começou em março de 2013, na garagem da sua casa, após ter feito vários modelos testes da luminária. Já em julho, a artesã sentiu segurança e começou a produzir com o objetivo de comercializá-las. No total, são mais de quarenta modelos que podem levar de três horas até um mês para serem confeccionados.

Artesanato com cano de pvc
Foto: Divulgação