Andar a pé: Os benefícios da atividade física para a saúde e para o meio ambiente

1.870 Visualizações
Transito
Foto: radiotoritama

O aumento da população e de carros nas ruas e avenidas de grandes centros urbanos tornou-se um problema ambiental e, também, de saúde. Nesse sentido, a população busca cada vez mais por alternativas para driblar esse problema, como a opção por atividades, por exemplo, a caminhada.

Atividade fácil de ser realizada, a caminhada permite que você exercite os três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. Isso porque, ao andar a pé, é possível reduzir os gastos com transporte, gasolina, manutenção e passagem de ônibus, por exemplo.

O dióxido de carbono emitido pelos automóveis é um dos grandes responsáveis pelos problemas de degradação ambiental do planeta. Além de ser prejudicial para a saúde, dados do Banco Mundial (BIRD) revelam que a poluição do ar mata 800 mil pessoas por ano em todo o mundo.

Dessa forma, ao assumir a caminhada como opção principal de locomoção, há a redução da emissão desses gases poluentes e aumento da geração de energia mais limpa, que reduz os riscos de degradação ambiental e aumenta os benefícios para o meio ambiente e para a saúde. Além disso, a atividade é um ótimo método para emagrecer com saúde e melhorar a qualidade de vida de quem antes passava até 4 horas no trânsito e meia hora procurando vagas na rua.

Caminhada
Foto: maissolnasuavida

No entanto, os benefícios desse tipo de atividade física para a saúde vão além. A longo prazo, a caminhada pode auxiliar a diminuir risco de problemas de hipertensão, colesterol e doenças do coração. Isso porque, o sedentarismo é responsável por em média 70% das mortes por enfarto ou AVC.

Alguns adeptos comparam a caminhada do dia a dia com a liberdade. O fato de estar ao ar livre e poder observar com calma a paisagem e os acontecimentos cotidianos faz com que o aproveitamento seja maior, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Além disso, a aproximação com o meio ambiente é tida como uma renovação de princípios.

A caminhada deve ser avaliada

Apesar dos inúmeros benefícios, é preciso tomar alguns cuidados ao trocar o transporte pela caminhada. Em grandes cidades, as calçadas esburacadas, a falta e obstrução das mesmas podem vir a ser um problema aos adeptos. Isso porque, com a movimentação de automóveis, o número de acidentes é grande. Por isso, ao decidir ir a pé até o seu destino, estude rotas alternativas, mesmo que deem mais voltas.

Caminhada
Foto: suacidade