Minicasa de madeira é opção de moradia sustentável para estudantes

916 views
Minicasa de madeira
Foto: dezeen

Comprar um apartamento próximo da faculdade é o sonho de todo jovem quando começa a estudar. Mas nem sempre é fácil comprar um imóvel devido ao alto custo das moradias convencionais. Pensando em uma alternativa que atendesse aos interesses e praticidades desses estudantes, além de se preocuparem com o impacto ambiental, o time de arquitetos da Tengbom criou o que eles chamam de “Unidade Estudantil Inteligente”.

A “Smart Student Unit”, nome original em inglês, é construída em moldes sustentáveis, sem que seja necessário utilizar cimento e tijolos. A estrutura é composta de painéis sólidos ou madeira laminada cruzada, os quais vêm de florestas manejadas e permitem melhor aproveitamento da matéria-prima. Por serem fortes e rígidas, estas madeiras substituem o aço e o concreto como elementos estruturais.

Linda Câmara, uma das arquitetas que trabalhou no projeto em conjunto com estudantes da Universidade de Lund, na Suécia, disse ao portal Dezeen que além de reduzir em 50% os custos com moradia, a minicasa ecológica diminui significativamente o impacto ecológico. Por serem projetadas para se fixarem próximo ao centro de estudo, os estudantes não precisarão utilizar veículos que emitem GEE (gases de efeito estufa) para chegar à universidade.

Apesar de pequena, a casa ecológica possui 10 m² com cozinha, mesa, banheiro, sótão e espaço para dormir. Ao todo, 22 minicasas estão em processo de construção, com término previsto para 2014. Confira as fotos da minicasa de madeira:

Fotos: dezeen