População de vertebrados cai quase pela metade na China

354 views
iStockphoto.com / themists Só no caso dos anfíbios e répteis, sua população reduziu mais de 97%.

A vida animal da China é de extrema importância para o planeta, mas estudos recentes apontam para uma queda bruta no número de animais vertebrados no país. Animais como a Salamandra gigante, que pode chegar a dois metros e pesar 25Kg, já se encontram em extinção.

Pássaros, mamíferos, anfíbios e répteis tiveram essa diminuição quase para a metade nos últimos 40 anos por conta de fatores como perda de habitat natural, alterações climáticas, altos índices de poluição, invasão de espécies exóticas interferindo no meio natural e doenças. A diminuição de anfíbios e répteis chega ao número alarmante de 97,44%.

O relatório, feito pela organização não-governamental WWF, aponta ainda que, graças ao aumento do número de reservas naturais e a leis de proteção, a população de pássaros conseguiu se manter estável após uma queda. Na virada do século, os pássaros aumentaram cerca de 43% com relação às perdas do período anterior.

O relatório foi intitulado Living Planet Report China 2015 e reúne dados coletados de 1970 até 2010. Ao todo, 405 espécies estão representadas no documento, um total de 1.385 animais de diferentes populações.