Home > Sustentabilidade > XIV Benchmarking Brasil está com inscrições abertas

XIV Benchmarking Brasil está com inscrições abertas

Selo certifica e reconhece as empresas que lutam pela preservação do meio ambiente

22 de janeiro de 2016
publicado por
Redação

Stockphoto.com / denisvrublevski Empresas podem inscrever suas ações socioambientais até 31 de março.

Sustentabilidade é um tema que, felizmente, já faz parte da rotina de empresa das mais diferentes partes do mundo. A partir das mais variadas ações, empresários incentivam seus funcionários e as comunidades que as cercam a terem mais zelo pelo planeta Terra.

E para reconhecer os esforços dessas empresas é que existe o Programa Benchmarking, um dos mais respeitados selos de sustentabilidade. Em sua 14ª edição, o selo vai avaliar e parabenizar as empresas que desenvolvem boas práticas socioambientais que fazem a muita diferença para o meio ambiente.

As empresas que quiserem concorrer à certificação em 2016 podem se inscrever até o dia 15 de abril.

Especialistas de cinco países avaliarão as ações

E para avaliar as ações sustentáveis foi criada uma comissão técnica composta por especialistas de cinco diferentes países: Estados Unidos, Portugal, Suécia, Chile e Brasil. Sem saber o nome da empresa responsável pela ação sustentável, a comissão dará as pontuações necessárias de acordo metodologia própria reconhecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Entre os nomes que compõem a comissão técnica estão Ana Toni, Presidente do Conselho do Greenpeace Internacional (RJ/Brasil), Cassia Moraes, Diretora de desenvolvimento sustentável da CIVICUS (Nova York, USA), Dener Giovanini, Fundador da RENCTAS – Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (DF/Brasil); José Goldemberg, Presidente da FAPESP – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (SP/Brasil), Karina Marquesini Hansted Koloszuk, Coordenadora do Programa Finanças para sustentabilidade do WWF-Brasil (SP/Brasil) e Valmir Martins de Oliveira, Co-fundador e Coordenador Geral do Simpósio Internacional de Responsabilidade Social de las Organizaciones – SIRSO (Santiago, Chile).

Sobre o Benchmarking Brasil

Nas últimas 13 edições o Programa Benchmarking já selecionou e certificou mais de 300 cases de sustentabilidade. As categorias foram: Resíduos; Energia; Emissões; Recursos Hídricos e Efluentes; Educação, Informação e Comunicação Socioambiental; Ferramentas e Políticas de Gestão; Manejo e Reflorestamento; Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos; Proteção e Conservação; e Arranjos Produtivos.

Mais de 330 práticas, de 182 instituições de 26 diferentes ramos de atividades, já foram certificadas pelo Programa Benchmarking.
Em 2013, o Programa foi o grande vencedor do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil-Alemanha, na categoria Humanidades.