Home > Reciclagem > Rio de Janeiro recebe pontos de coleta de lixo eletrônico

Rio de Janeiro recebe pontos de coleta de lixo eletrônico

Projeto de coleta seletiva disponibiliza caixas para arrecadação de aparelhos eletrônicos no metrô Carioca. Campanha de reciclagem vai até o dia 20 de dezembro.

Categoria: Reciclagem5 de dezembro de 2013
publicado por
Ingrid Araújo

Desde novembro os moradores do Rio de Janeiro já sabem onde existem locais de descarte correto de lixo eletrônico. Uma caixa de metal foi colocada pela Secretaria de Estado do Ambiente na estação de metrô Carioca, no centro do Rio, para depósito de teclados, mouses, computadores, rádios, DVD’s e televisores usados como parte da campanha Natal da Eletrorreciclagem, que vai até o dia 20 de dezembro das 8h às 17h.

O objetivo é reunir o maior número de aparelhos eletrônicos que contenham substâncias tóxicas prejudiciais ao meio ambiente e destiná-los corretamente aos centros de reciclagem, além de criar consciência de descarte correto entre a população.

O projeto recebe o patrocínio do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam) e apoio do Ministério do Meio Ambiente. A ação recolheu cerca de 20 toneladas de lixo eletrônico nas campanhas realizadas anualmente desde 2010.

O gerente de Relações Institucionais do Metrô Rio, Luiz Fernando Mello, disse durante a cerimônia de lançamento da campanha que o projeto tem um viés extremamente importante, pois o metrô pode desempenhar um grande papel na propagação dessa conscientização ecológica. “Como um grande meio de transporte que recebe cerca de 650 mil pessoas por dia, o metrô é um polo importantíssimo para disseminar, pela campanha Natal da Eletrorreciclagem, a consciência ambiental nas pessoas”.

De acordo com o Secretário do Estado do Ambiente, Carlos Minc, esta época do ano trará bons resultados para a campanha de arrecadação de lixo eletrônico porque é um período em que as pessoas adquirem mais aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos novos e não se preocupam em descartar corretamente os aparelhos usados. “A campanha ajuda no descarte desses objetos antigos, sem uso, que se não tiverem a destinação correta podem acabar contaminando a água, o solo e o lençol freático com seus metais pesados, como zinco, chumbo e cobre”, alertou.

Pontos de reciclagem de lixo eletrônico no Rio

A campanha também ficará disponível na sede da prefeitura do Rio de Janeiro, nas unidades da Fábrica Verde do Complexo do Alemão e da Rocinha, nas estações de Metrô Siqueira Campos, em Copacabana, Pavuna, na zona Norte, além da Carioca, totalizando seis postos.

Metro Rio

Metro Rio. Foto: facebook

Matérias Relacionadas