Ônibus movidos a hidrogênio já circula por São Paulo

A linha 287P já circula com duas unidades do novo modelo, no trajeto entre Santo André e Piraporinha

15 de março de 2016
publicado por
Redação

Reprodução / Facebook Novos veículos começaram a rodar no ABC em março.

Uma super novidade foi apresentada ao trânsito da capital paulistana, e tem circulado desde o mês de março na região do grande ABC. Trata-se dos ônibus de transporte coletivo movidos a hidrogênio.

Desenvolvidos por uma parceria realizada entre o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o Ministério de Minas e Energia (MME), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. (Emtu/SP), os novos veículos já estão operando normalmente na linha 287P – que vai de Piraporinha a Santo André. Os novos ônibus contam com a vantagem de lançar uma quantidade significativamente menor de gases no meio ambiente.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, os carros foram produzidos com o objetivo de substituir a emissão de carbono e outros poluentes, deixando de agredir a natureza como fazem os veículos que circulam na cidade. Neste novo modelo, o escapamento do veículo eliminará apenas o vapor da água proveniente do motor do carro.

A iniciativa visa incentivar a criação de novos projetos que, assim como o novo ônibus, possa substituir equipamentos e máquinas que produzam altos índices de poluição para a natureza. E a ideia é de que não somente o transporte coletivo adote a nova realidade, mas outros setores públicos também.

Vale lembrar que em junho de 2015, três ônibus foram enviados para a realização de testes e uma análise mais detalhada. Agora a expectativa é de que unidades igualmente personalizadas e de cunho sustentável possam compor a frota de veículos e a circulação de carros movidos a hidrogênio possa crescer nos próximos meses.