Lista de animais em extinção no Brasil

Araras

Foto: cyromasci

O desaparecimento de espécies ou grupos de espécies de animais é um fator preocupante para o ecossistema brasileiro. O país possui a maior biodiversidade do mundo e concentra cerca de 20% do total das espécies de animais presentes no planeta.

A preocupação acontece porque estes animais são necessários para continuação dos serviços essenciais para a manutenção da biodiversidade, como a polinização; reciclagem de nutrientes; fixação de nitrogênio no solo; dispersão de propágulos e sementes, entre tantos outros que garantem o bem estar da humanidade.

Apesar de lento, o processo de extinção de animais vem acelerando com o tempo. Entre as causas, podemos citar a degradação ambiental, catástrofes naturais, incêndios florestais, extrativismo desordenado, poluição, entre outros motivos que interferem diretamente no meio ambiente e aumentam o grau de isolamento entre as espécies.

Colecionadores, lojas de animais, zoológicos e exploradores também figuram entre os responsáveis pelo aumento da taxa de animais ameaçados de extinção no Brasil. A comercialização de animais é um dos negócios mais lucrativos do mundo – e também, um dos mais perigosos, já que a cada dez animais retirados da natureza, apenas um sobrevive.

É importante salientar que a extinção de determinadas espécies da natureza não significa que elas vão sumir totalmente do planeta, ainda será possível encontrar estes animais, no entanto, com características modificadas. Mas isso não reduz o impacto negativo provocado, que ameaça a conservação da biodiversidade do país e do mundo para as gerações futuras.

Atualmente, existem mais de 627 animais em extinção no Brasil. Em 2012, o Instituto Chico Mendes, do Ministério do Meio Ambiente, e a Organização Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) , lançaram o Livro Vermelho das Espécies Ameaçadas. Confira alguns destes animais:

• Ararinha-Azul (Cyanopsitta Spixii);

• Baleia Branca (Delphinapterus leucas);

Baleia Branca

Foto: jasonpier

• Mico-leão-dourado (Leontopithecus Rosália);

• Mico-leão-preto (Leontopithecus Chrysopygus);

Mico Leão Preto

Foto: ruthhb

• Mutum-do-nordeste (Mitu mitu);

• Onça-parda (Puma concolor capricornensis);

• Peixe-boi-marinho (Trichechus manatus);

• Pica-pau-de-cara-amarela (Dryocopus galeatus);

• Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriácea);

Foto: tamar.org

• Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata);

Foto: tamar.org

Saiba mais sobre os animais em extinção acessando uma categoria que aborda o tema: http://www.pensamentoverde.com.br/animais-em-extincao/

Redação Pensamento Verdehttp://www.pensamentoverde.com.br

A redação do Pensamento Verde possui experiência na produção de conteúdos relacionados ao tema da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Estamos sempre em busca de informações atuais, interessantes e de grande relevância para a sociedade, pesquisando práticas sustentáveis ao redor do mundo e trazendo para o leitor apaixonado pela natureza. Acompanhe nosso portal e mantenha-se informado, contribuindo com um futuro melhor para o nosso Planeta Terra.