Home > Dicas > Dicas de Artesanato Reciclável

Dicas de Artesanato Reciclável

22 de abril de 2013
publicado por
Fragmaq

O uso de materiais recicláveis na confecção de produtos artesanais já virou tendência e se tornou uma ótima oportunidade para quem deseja colocar em prática suas habilidades criativas e ainda colaborar na conservação do planeta. Veja as dicas sensacionais de artesanatos fáceis que preparamos para você se inspirar e renovar o visual e a decoração de casa.

Reutilize seus sapatos

Sabe aquela sapatilha confortável que você ama, mas, que esqueceu no fundo do baú porque esta gasta? Resgate seus sapatos que eles vão ficar como novos. As sapatilhas com brilho são uma ótima pedida para as festas, aprenda a fazer uma sapatilha glamurosa em poucos passos.

Materiais:

● Um par de sapatos usados;

● Cola para artesanato;

● Pincel;

● Glitter a sua escolha.

Passo a Passo:

Comece limpando o sapato que será usado. Não precisa se preocupar com a cor original dele, só se ela for muito forte e destoar muito da cor escolhida para o glitter. Se for o caso, passe uma mão de tinta da cor branca ou de qualquer cor que se assemelhe à cor do glitter que será usado.

1. Misture, em um pequeno recipiente, ½ xícara da cola para artesanato com uma boa quantidade de glitter;

2. Depois, com o pincel, passe a mistura de cola com glitter por todo o sapato, com muito cuidado para que a cobertura fique perfeita;

3. Deixe secar;

4. Depois de secar passe outra demão da mistura de cola com glitter e deixe secar novamente. O resultado será um sapato lindo, brilhante e super bonito.

Obs.: Duas camadas costumam ser suficientes para produzir um ótimo efeito. Mas, caso sinta necessidade, é possível passar mais uma camada da mistura de cola com glitter.

Molduras com Tecidos

Renove as paredes de casa usando molduras recicladas com retalhos de tecido para criar objetos totalmente novos e dar um “UP” no visual de casa.

Materiais:

● Moldura de madeira;

● Cola branca ou cola para artesanato;

● Pincel;

● Várias tiras, de 3 cm de espessura cada uma, feitas com retalhos de tecidos coloridos.

Passo a Passo:

1. Coloque, aos poucos, a cola que vai ser utilizada em um recipiente pequeno. Desta forma, será mais fácil pegar a cola com o pincel.

2. Aos poucos, passe uma camada de cola e vá enrolando e colando a tira de tecido por toda a moldura.

3. Normalmente, uma só tira não é suficiente. Quando a primeira tira já estiver colada na moldura é só repetir o processo com as demais tiras, até que a moldura esteja, completamente, coberta.

Vaso de Flores de Latas Recicladas

Renove a mesa de jantar ou o aparador da sala com arranjos de flores feitos de materiais reciclados, veja como fazer vasos de flor com latas de alumínio e barbantes.

Materiais:

● Lata de alumínio de leite em pó ou achocolatado;

● Cola quente;

● Barbante ou qualquer tipo de corda;

● Um recipiente de vidro;

Passo a Passo:

1. Colar a ponta do barbante ou da corda na parte inferior da lata, com a cola quente.

2. Depois, enrole o barbante por toda a lata. Não precisa passar cola quente por toda a lata, basta usá-la em alguns pontos.

3. No final, com a lata já toda coberta, cole a ponta do barbante para que o acabamento fique perfeito.

4. Com a lata pronta, coloque o pote de vidro dentro da lata. Ele servirá como suporte para a água que será utilizada para conservar as flores.

Pulseiras Coloridas de Tecido e Plástico

Que tal mudar o look e inovar com acessórios coloridos feitos com tecido e recipientes plásticos que todo mundo tem em casa, veja:

Materiais:

● Recipientes de plástico usados em embalagens de iogurte, por exemplo;

● Fitas coloridas;

● Tesoura;

● Estilete;

● Cola quente;

Passo a Passo:

1. Após lavar bem, corte o recipiente de plástico em forma de aro. O importante é escolher recipientes que os diâmetros caibam na mão.

2. Depois de cortado os aros, pegue a cola quente e vá enrolando e colando as fitas por todo o aro até cobri-los perfeitamente.

3. Não se esqueça de cortar a pontinha que fica no final da fita.

Porta Joias de Vidro

Porta joias é algo extremamente útil e nada melhor do que utilizar materiais que se tem em casa para confeccionar um. É super simples, basta colocar pedaços de papel ou tecido coloridos no fundo dos potes de vidro. Fácil e charmoso.

Materiais:

● Tesoura;

● Caneta;

● Papel ou tecido colorido e estampado;

● Recipientes de vidro.

Passo a Passo:

1. Usar o próprio pote como molde para recordar os pedaços de papel ou tecido.

2. Depois de recordado é só colocar o pedaço no fundo do recipiente de vidro, deixando a parte colorida ou estampada virada para cima.