Como montar uma horta vertical com garrafa pet em apartamento

Reprodução Mesmo em locais pequenos é possível manter uma pequena horta.

Muitas vezes pessoas que moram em apartamentos consideram o espaço apertado e incompatível com o plantio de hortas. A horta vertical é uma ótima opção para locais como esses, pois ocupam pouco espaço, decoram e ainda garantem um uso sustentável dos produtos cultivados. Aprenda a fazer uma hortinha com garrafas pet e veja dicas do que plantar nela.

Horta de garrafas pet

Materiais:

  • Garrafas pet de 2L (vazias e limpas)
  • ;Tesoura
  • Corda de varal
  • Cordoalha, barbante ou arame
  • Arruelas (para quem optar por cordoalhas ou arames)
  • Terra
  • Mudinhas.

Como fazer:

Reprodução Corte na garrafa

Siga a imagem ao lado para efetuar os cortes nas garrafas. Você pode seguir as marcas que possuem nas próprias garrafas para delimitar a largura do corte. Uma distância de mais os menos três dedos é suficiente entre a base da garrafa e a abertura que será feita. Nesse local será depositada a terra. Dois furos devem ser feitos na região próxima às aberturas superior e inferior como na imagem. O cordão que você escolher para segurar as garrafas será passado no meio desses furos. Procure manter distâncias equivalentes nesses furos, pois isso garantirá que eles manterão a simetria quando estiverem pendurados. O fundo de todas as garrafas deve ter um furo, que permita a saída do excesso de água na terra. Se você optar por barbantes ou cordas de varal, faça nós para que eles não escapem nos furos das pets, caso você tenha optado por arames, será necessário o uso das arruelas que servem como um “calço”. Obs: a área em que a hortinha será montada precisa estar adaptada para quando a água da irrigação das plantas escorrer. O que plantar: Algumas plantas e temperos se adaptam muito bem ao plantio em pequenos espaços e vão garantir refeições muito mais ricas em sabor para você! Invista no tomilho, na salsinha, no manjericão, na hortelã, no alecrim, na sálvia, na alface, na cebolinha e entre tantas outras opções deliciosas como essas. Esteja atento ao modo de cultivo e conservação de cada espécie antes de fazer o plantio para evitar que as mudinhas morram e aproveite o que elas têm de melhor.

Redação Pensamento Verdehttp://www.pensamentoverde.com.br

A redação do Pensamento Verde possui experiência na produção de conteúdos relacionados ao tema da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Estamos sempre em busca de informações atuais, interessantes e de grande relevância para a sociedade, pesquisando práticas sustentáveis ao redor do mundo e trazendo para o leitor apaixonado pela natureza. Acompanhe nosso portal e mantenha-se informado, contribuindo com um futuro melhor para o nosso Planeta Terra.