Conheça a casa sustentável controlada por smartphone

A Ecological House 3.0 possui automação inteligente e módulos que aproveitam a ventilação e luz naturais

2 de fevereiro de 2015
publicado por
Redação

Com a preocupação em torno do futuro do planeta cada vez maior, muitas pessoas têm buscado implementar ideias sustentáveis no seu dia a dia, de modo a mitigar os impactos no meio ambiente.

Seguindo essa linha, algumas empresas vêm investindo na construção sustentável, que consiste no uso de tecnologias e técnicas que interfiram da menor maneira possível na paisagem e na natureza e que garantam o desenvolvimento sustentável da região.

Esses projetos buscam adotar um conjunto de práticas antes, durante e após a construção, como o uso de materiais reciclados ou recicláveis, tecnologias de aquecimento solar e coleta de água, entre outros.

Com o mesmo propósito, e um toque de tecnologia o escritório de arquitetura NOEM, criou a Ecological House 3.0, que visa garantir um modelo de casa mais sustentável. Localizado em Castellón, na Espanha, o escritório é especialista em soluções inovadoras e trabalha para, sempre que possível, reunir sustentabilidade e tecnologia em seus projetos.

A casa é bioclimática e possui uma automação inteligente, o que a torna programável e ligada à internet sem fios, e permite que seja controlada por um smartphone para alcançar a máxima eficiência energética – pode economizar até 90% no consumo de energia. O consumo de água, da temperatura, umidade e outros dados também podem ser acessados em tempo real, via smartphone.

Com 315 metros quadrados, o local foi montado com peças feitas sob medida e dois módulos de madeira que aproveitam a ventilação e luz naturais. Além disso, para a construção foram levadas em conta o clima local e o reaproveitamento de alguns materiais.

O design moderno e a distribuição em módulos permitiu uma rápida construção – a casa ficou pronta em apenas 10 semanas! No primeiro módulo encontram-se a sala de estar, sala de jantar, cozinha e varanda; no segundo, o quarto de casal, banheiro e home office.

Fonte: © Meritxell Arjalaguer

Fonte: © Meritxell Arjalaguer

Fonte: © Meritxell Arjalaguer

Fonte: © Meritxell Arjalaguer

Fonte: © Meritxell Arjalaguer

Fonte: © Meritxell Arjalaguer

Fonte: © Meritxell Arjalaguer

Fonte: © Meritxell Arjalaguer