Você sabe o que é plástico verde?

804 views

Muito se fala sobre a necessidade de reduzir o consumo de plásticos, porém, sabemos que este material é importante (e muitas vezes indispensável) em muitas atividades humanas.

É por isso que algumas empresas, como a Braskem, vêm investindo na criação de um plástico (polietileno) mais sustentável. O plástico verde da Braskem começou a ser produzido em escala industrial em 2010 e, desde então, são produzidos cerca de 200 mil toneladas de polietileno verde por ano.

Os produtos feitos com o plástico verde da Braskem vêm com o selo I’m Green, que foi registrado pela empresa a fim de certificar os produtos feitos com esse material.

Como é feito?

Os plásticos são convencionalmente produzidos a partir de matérias-primas fósseis, como petróleo ou gás natural, e são encontrados em diversos produtos do dia a dia, como embalagens de alimentos, cosméticos, bebidas, sacolas, entre outros.

Já o plástico verde, também chamado de polietileno verde, é feito a partir de matéria-prima renovável, ou seja, o etanol produzido a partir de da cana-de-açúcar, preservando as mesmas características do polietileno convencional – tanto na aplicação como na reciclagem.

I’m Green

Comprometida com a Economia Circular, a Braskem investe, não só no desenvolvimento do plástico verde, como também em medidas que incentivem a reciclagem e modelos de negócios que privilegiem o reuso do plástico. É por isso que, além do plástico verde, a empresa também incentiva o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis, realizado em parceria com a Dinâmica Ambiental. O polipropileno e o poliestireno são termoplásticos 100% recicláveis e, ao serem submetidos a altas temperaturas, tornam-se maleáveis e possíveis de serem transformados em novos produtos.

O programa, que conta com o apoio das empresas, Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova, tem como objetivo dar um descarte correto aos copos descartáveis, além de também orientar e incentivar organizações de diferentes setores da economia, a instituírem da melhor forma os procedimentos de logística para o destino correto de copos plásticos após o seu uso.

Se a sua empresa também faz uso dos copos descartáveis, não deixe de participar desse programa. Para isso, basta entrar em contato com a equipe da Dinâmica Ambiental, que passará todas as informações sobre como é feita a logística reversa dos copos descartáveis.

Fonte: http://plasticoverde.braskem.com.br/