Starbucks proíbe retornáveis como medida para conter o coronavírus

569 views

Principal rede de cafés do mundo volta a utilizar os descartáveis como forma de prevenção ao Covid-19

À medida que o número de casos confirmados de coronavírus aumenta em todo o país, muitos estabelecimentos estão modificando alguns hábitos para evitar que a Covid-19 se espalhe ainda mais.

É o caso do Starbucks, uma das maiores redes de cafés do mundo, que anunciou na semana passada que vai banir o uso dos copos reutilizáveis ​​em suas lojas nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, para ajudar a combater a propagação do Covid-19. Os clientes da rede não poderão, por enquanto, levar os seus copos reutilizáveis nas lojas destes países.

Esta medida foi adotada porque o uso de copos descartáveis é mais eficaz na redução da possibilidade de contaminação, uma vez que o coronavírus é transmitido pelo contato das mãos em objetos e superfícies contaminadas e posterior contato com olhos, nariz e boca.

Importância dos descartáveis

Apesar de muitas pessoas defenderem o banimento dos copos e outros objetos descartáveis, é válido lembrar que este material foi criado nos Estados Unidos em uma situação de propagação de doença, semelhante a que estamos enfrentando atualmente. A diferença é que naquela época, início do século passado, o intuito era evitar que a tuberculose se espalhasse e fizesse mais vítimas.

Para que os descartáveis possam ser utilizados sem causar qualquer prejuízo ao planeta, é preciso equilíbrio. Este material precisa ser separado e encaminhado para a reciclagem de forma correta e eficiente. É isso que propõe o Programa de Logística Reversa de Copos Descartáveis de Polipropileno, da plataforma Wecycle.

As empresas que participam deste programa contribuem para a saúde de seus colaboradores sem deixar que os copos utilizados no dia a dia sejam descartados de forma incorreta, prejudicando o ambiente natural.

Os copos de polipropileno são coletados pela equipe da Dinâmica Ambiental nas empresas, de forma organizada, utilizando coletores específicos e sem mistura com outros materiais, evitando a contaminação deste importante resíduo. Outra vantagem é que, quando são coletados desta forma, um saco de lixo consegue acondicionar muito mais copos, utilizando menos espaço e facilitando a logística.

A plataforma Wecycle é uma iniciativa da Braskem, a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, que tem o objetivo de promover a cadeia produtiva do plástico, valorizando ações que reúnam inovação e sustentabilidade em prol das empresas parceiras e de toda a sociedade.

Após a coleta e reciclagem, os resíduos plásticos são transformados em resina pós-consumo, que é utilizada na fabricação de novos produtos.

O projeto conta com o importante apoio de empresas como a Altacoppo, Copobras e Jaguar Plásticos.

Para saber como aderir ao programa acesse este link.