Projeto Pracinha dos Dogs promove 2º Pet Runner

49 Visualizações

Além de conscientizar sobre a posse responsável, evento também incentivou a responsabilidade ambiental com a coleta dos copos plásticos

No último dia 24 a cidade de Jundiaí, no Interior de São Paulo, recebeu a segunda edição do Pet Runner, um evento que reuniu cerca de 300 pessoas e 100 cães para um dia de caminhada e muita diversão em família.

Promovido pela Organização Não Governamental (ONG) Projeto Pracinha dos Dogs, os tutores e seus amigos de quatro patas caminharam em meio à natureza, no Clube de Campo do Caxambu, onde puderam optar por duas distâncias: uma mais leve, com 1,5 km e outra mais pesada de 2,5 km, para os pets que gostam de mais emoção. Durante todo o percurso os participantes tiveram paradas técnicas para descanso e muita água para os pets.

Além da caminhada, o evento também teve como objetivo arrecadar ração para os animais acolhidos pela ONG. De acordo com a presidente do Projeto Pracinha dos Dogs, Sara Penteado, nesta edição foram arrecadados cerca de 150 kg de ração. Atualmente a ONG cuida de mais de 180 animais, sendo 60 deles apadrinhados por pessoas que abrem os seus quintais para receber um cão até que ele consiga ser adotado. “A ONG promove um trabalho de conscientização e os padrinhos recebem todo o apoio para cuidar dos animais, desde ração até apoio veterinário”, explica Sara.

Ela diz ainda que o Pet Runner se repetirá em novembro de 2020 e desta vez contará com percurso de corrida (além da tradicional caminhada). Mas, quem quiser ajudar desde já, no próximo dia 15 de dezembro haverá o Natal Solidário e as informações sobre o evento podem ser obtidas com os organizadores. É válido ressaltar que a ONG não aceita doações em dinheiro. Toda a contribuição dos voluntários é feita diretamente às clínicas veterinárias e nas lojas de ração parceiras do projeto.

Responsabilidade ambiental

Uma das novidades nesta segunda edição do Pet Runner, foi a coleta dos copos plásticos usados pelos participantes durante o caminhada. Através de uma parceria com a plataforma Wecycle, todos os copinhos foram coletados e encaminhados para a reciclagem.

A reciclagem dos copos plásticos coletados é feita pela Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, em parceria com a empresa Dinâmica Ambiental, através do Programa de Logística Reversa de Copos Descartáveis de Polipropileno (PP).

Este programa, que tem como objetivo conscientizar a população para a importância da destinação correta dos resíduos plásticos, teve início em 2018 e até então conseguiu enviar para a reciclagem mais de 10 milhões de copos, além disso conta com o apoio de grandes empresas produtoras de copos como a Altacoppo e Copobrás, que se preocupam com meio ambiente e apoiam o descarte correto dos copinhos utilizados.