Qual a importância da reciclagem dos copos descartáveis na sua empresa?

2.498 Visualizações

Prático na hora de ser utilizado, de fácil armazenamento, previne a propagação de doenças e pode ser reciclado.

Seja na hora de comprar copos descartáveis para uma festa ou para oferecer como opção aos colaboradores e visitantes da empresa, a utilização dos copos plásticos descartáveis pode inclusive reduzir custos.

Mais higiênico

Ao contrário dos copos de vidro, por exemplo, que podem acumular bactérias e fungos se não lavados e secos corretamente, os produtos descartáveis são ideais para serem utilizados e, após o uso, descartados para posterior reciclagem. Desta forma, é possível evitar enfermidades decorrentes do contato com bactérias e ainda colaborar para preservar o meio ambiente se reciclado da maneira correta. Pois, o detergente descartado na água proveniente da lavagem de copos reutilizáveis pode provocar sérios danos à vida aquática em rios e lagos. Isso porque, o produto diminui a entrada de luz na água e impede a fotossíntese de plantas aquáticas e, ainda dificulta a respiração de peixes e outros seres vivos.

Além disso, muita água é consumida durante a lavagem manual dos copos reutilizáveis, causando grande impacto em sua avaliação de ciclo de vida tornando-o uma solução menos sustentável que os copos descartáveis.

Fácil armazenamento

Por serem de um material mais flexível e se encaixarem corretamente um no outro, os copos plásticos também ocupam menos espaço e podem ser guardados com mais facilidade. Portanto, essa também é uma vantagem, principalmente para empresas com pouco espaço.

copos descartáveis
copos descartáveis

Quanto mais qualidade, mais economia

Mas cuidado na hora de escolher o copo descartável ideal para sua empresa, apesar de parecerem todos iguais, existem aqueles fabricados em polipropileno (PP), um elemento que garante mais resistência mecânica e térmica para sua água ou seu café. E, são justamente esses que te ajudam a ter uma maior economia final. Pois, os copos de polipropileno são mais difíceis de quebrar devido sua alta elasticidade e ainda se destacam com mais facilidade, ou seja, ao pegar um copinho no dispenser não sairão outros.

Portanto, apesar dos copos descartáveis de melhor qualidade terem preço um pouco mais elevado, no geral eles geram economia para sua empresa, já que não será necessário a utilização de dois copinhos para aumentar sua resistência por exemplo, além disso, haverá uma menor geração de resíduos.

Como reciclar o copo plástico?

Para minimizar ainda mais o descarte incorreto das embalagens descartáveis, é importante que a empresa pense em alternativas para a reciclagem deste plástico. Portanto, a opção é instalar um coletor específico para copos, em todos os locais, para que os funcionários os depositem sem misturá-los com os demais resíduos e posteriormente esses copos descartáveis sejam enviados para empresas que reciclam e criam produtos novos para preservar o meio ambiente e fomentar novos mercados, fortalecendo a economia circular.

copos descartáveis
copos descartáveis

Reciclagem do copo descartável

Pensando em valorizar a reciclagem do copo descartável de polipropileno, a Braskem e a empresa Dinâmica Ambiental desenvolveram um programa que valoriza toda a vida produtiva do plástico e incentiva o descarte correto dos descartáveis. O objetivo principal deste projeto é incentivar a reciclagem para que os copos sejam transformados em outros produtos feitos de resina plástica reciclada.

Entretanto, apesar de ser uma iniciativa que visa a redução de impactos no meio ambiente, o Diretor da Dinâmica Ambiental, Helio Makoto, destaca alguns desafios. “Uma das maiores dificuldades do programa é a logística, que se torna cara sem a adesão de muitas empresas. Precisamos estimular instituições a aderirem a reciclagem dos copos para que os custos logísticos sejam reduzidos e a reciclagem seja viabilizada”.

Além disso, Hélio destaca que qualquer empresa pode fazer parte deste projeto. “A iniciativa já conta com empresas dos mais diversos segmentos como, por exemplo, padarias, indústrias de beleza e concessionárias de automóveis. Além da destinação dos copos para a reciclagem é fundamental que as empresas pratiquem de fato o consumo consciente, treinando seus colaboradores para que não haja desperdícios”.

Essa iniciativa tem gerado muito retorno e já conta com o apoio de empresas como a Copobras, Jaguar Plásticos e Altacoppo.

Para saber mais sobre o Programa de Reciclagem de Copos de Polipropileno, clique aqui.