Polipropileno e poliestireno: você sabe a diferença?

78 Visualizações

Os plásticos são produzidos através de um processo químico chamado polimerização. Apesar de serem feitos a partir do mesmo processo, existem algumas distinções entre os tipos de plásticos, que fazem toda a diferença no momento da reciclagem.

 

Os plásticos mais utilizados na produção de descartáveis são o PP (polipropileno) e o PS (poliestireno). Se esses dois tipos fossem colocados lado a lado, seria difícil notar a diferença entre eles. O que faz essa especificação é a classificação do material, que pode ser notada através de um número que cada um traz: o PP pode ser identificado pelo triângulo de reciclável com um número “5” e as letras “PP”. Já o PS é reconhecido através do símbolo triangular de reciclável com o número “6” e as letras “PS”.

Outra forma que pode ser usada para diferenciar o PP do PS, é testar a resistência que cada um desses materiais apresenta. Um copo plástico feito com o PP, por exemplo, demonstra maior resistência ao ser amassado, ou seja, ele não se quebrará com tanta facilidade quanto o PS, que se rompe se for segurado bruscamente.

O brilho é um aspecto importante que ajuda a diferenciar os dois tipos: enquanto o PP apresenta um aspecto mais brilhante, o PS é um pouco mais opaco e de aparência mais frágil.

Esse detalhe tão pequeno, pode parecer insignificante para o consumidor, mas faz uma grande diferença na indústria de recicláveis. Se um material PS for misturado ao PP ele pode comprometer todo o processo, dificultando a reciclagem.

 

Educação para a reciclagem, faz toda a diferença

Todos sabem que o plástico reciclado pode ser transformado em muitos outros materiais. Por isso, muitas empresas vêm incentivando ações que ajudem a elevar a consciência das pessoas para esta questão.

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, em parceria com a Dinâmica Ambiental, especialista em logística reversa e gestão de resíduos, desenvolveu um programa que visa difundir a cultura da reciclagem no setor corporativo. O Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis de PP faz parte da Plataforma Wecycle e ajuda as empresas na conscientização, coleta e descarte dos copos de polipropileno.

Além de compreender a importância em separar os copos adequadamente, as empresas que participam deste programa veem os seus resíduos serem reaproveitados de forma sustentável e ainda contribuem para economizar os recursos naturais, afinal, segundo o WWF-Brasil, a cada 100 toneladas de plástico reciclado, uma tonelada de petróleo é poupada.