Padaria Ceci adere ao Programa de Reciclagem de Copos de Polipropileno PP

717 Visualizações

A Padaria Ceci foi fundada em 1964 e é um dos primeiros estabelecimentos do Planalto Paulista. O comércio vem crescendo há mais de cinco décadas e oferece diversos produtos de confeitaria com o fim do conceito de “fornadas”, que dinamiza os processos de confecção e forneamento.

Confeitaria + sustentabilidade + história = Padaria Ceci

padaria ceci

O estabelecimento recebe diariamente 1.500 pessoas, totalizando 45 mil ao mês veiculando e gerando resíduos. Pensando em práticas sustentáveis para combater o acúmulo de resíduos, principalmente, dos copos plásticos de PP no estabelecimento, a padaria aderiu ao Programa de Reciclagem de Copos Plásticos de Polipropileno, que valoriza a cadeia do plástico em todo seu processo de reciclagem. O programa é uma iniciativa da Braskem junto a empresa Dinâmica Ambiental.

O Pensamento Verde entrevistou o responsável do estabelecimento, que nos conta um pouco mais sobre a história da padaria e sua iniciativa de ingressar ao programa de logística reversa. Confira!

Pensamento Verde: A Panificadora Ceci trabalha com produtos de alto padrão que passam por um processo de controle de qualidade. Fale um pouco sobre esse processo.

Panificadora Ceci: A Panificadora CECI atua com uma equipe de compras, garantindo o maior frescor possível nas matérias-primas adquiridas. Equipe técnica com larga experiência nos processos de panificação e confeitaria com expertise nos processos e aliada a estrutura industrial, que garantem o melhor produto final em confeitaria e panificação exibidos no mercado. Nosso time de nutrição é composto por duas nutricionistas e duas técnicas em nutrição, que selecionam os produtos e processos constantemente, visando a garantia de qualidade total.

Pensamento Verde: Qual sua visão sobre o mercado alimentício e o meio ambiente?

Panificadora Ceci: Indústrias alimentícias são geradoras de grandes resíduos sólidos orgânicos. Nossa preocupação com a questão do plástico nos fez chegar até a Dinâmica Ambiental para alinhar nossos processos anteriores.

Pensamento Verde: Vocês possuem projetos ou ações que incentivem os funcionários a agir de modo consciente em prol do meio ambiente? Comente sobre.

Panificadora Ceci: Nossa equipe de nutrição e agentes CIPA são veiculadores em palestras internas sobre a melhor utilização, separação e reciclagem. Em palestras sobre manipulação e higiene de alimentos, são abordadas as questões envolvendo os processos de descarte correto para a reciclagem.

Pensamento Verde: Falando sobre o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis de PP, queremos saber; por que vocês decidiram aderir a ele? O que os motivou?

Panificadora Ceci: Justamente um de nossos colaboradores nos informou que havia conhecido o programa e indicou como uma solução para a redução do atual volume de lixo enviado a empresa responsável pela coleta. Em contato com a Dinâmica, percebemos todas as vantagens, como divulgar nossa empresa no mercado verde, contribuirmos para os processos de reciclagem confiáveis, e ainda reduzirmos nossos custos.

Coincidentemente, na mesma época estávamos sendo sondados por empresas de copos de “papelão” para uma mudança.Verificamos que o produto não era apenas de papelão, pois continha filme plástico, ou seja, não seria 100% reciclável.

Pensamento Verde: O que vocês acharam da iniciativa da Braskem junto a Dinâmica Ambiental de criar o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis de PP?

Panificadora Ceci: Importantíssimo e um processo confiável, garantindo a correta destinação do material para reciclagem. Mesmo com as empresas de coleta de resíduos orgânicos, não possuímos a confiança de que o processo esteja realmente gerando resultados. Neste processo é diferente, pois todo material deixará de impactar negativamente a natureza.

Pensamento Verde: Pesquisas mostram que os copos descartáveis de PP demandam 30% menos energia em seu ciclo de vida se comparado aos copos de vidro e, que os copos de vidro consomem muita água durante as lavagens manuais. O que acha sobre isso?

Panificadora Ceci: Já eliminamos quase 100% dos copos de vidros em consideração ao exposto acima. Nosso volume é basicamente em copos de PP. Apenas o café é servido em xícaras de porcelana ou copos de vidro.

Pensamento Verde: O que vocês acham sobre resina pós-uso? Acreditam que a produção de novos produtos com tais resinas seja a melhor alternativa? Por que?

Panificadora Ceci: Processos de transformação e reutilização de materiais são essenciais para que o mundo industrializado possa manter taxas de crescimento, que atendam à necessidade da população e do planeta, minimizando os impactos.

Pensamento Verde: Vocês acreditam que essa iniciativa realmente trará resultados positivos ao meio ambiente?

Panificadora Ceci: Acreditamos muito nesse conceito por justamente não desprezar as vantagens de um mundo industrializado, mas focado nas questões do meio ambiente.

Pensamento Verde: Para finalizarmos. Qual a filosofia/missão da Padaria Ceci?

Panificadora Ceci: A Panificadora CECI está focada em exibir os melhores produtos de panificação e confeitaria. Os produtos fresquissimos confeccionados com excelência são responsáveis pela marca ser considerada a maior referência no mercado de panificação brasileiro.

padaria ceci
padaria ceci

Sobre a Padaria Ceci

Fundada em 1964, a Panificadora Ceci é um dos primeiros estabelecimentos do Planalto Paulista na esquina mais comercial do típico bairro residencial da zona sul de São Paulo.

Ao longo de mais de cinco décadas de atuação, a empresa foi crescendo, acompanhando as mudanças no mercado consumidor, exibindo produtos de confeitaria que antes só estavam presentes em docerias sofisticadas em São Paulo. A panificação se destaca pelo fim do conceito de “FORNADAS”, dinamizando os processos de confecção e forneamento.

Sobre o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis de PP

O Programa de Logística Reversa de Copos Plásticos de Polipropileno (PP) faz parte da iniciativa entre a Braskem e a Dinâmica Ambiental, para promover a importância do descarte correto e da reciclagem, agregando valor para a cadeia do plástico.

O programa faz parte da plataforma Wecycle, que foi criada com o objetivo de fomentar negócios que valorizem os resíduos plásticos ao longo de toda a cadeia produtiva, contribuindo com ações a favor da reciclagem, do pós-consumo e do meio ambiente.

O programa conta com o apoio de empresas preocupadas com o meio ambiente como Altacoppo, Copobras e Jaguar Plásticos.

Quer saber mais? Acesse: Wecycle.

Faça parte deste time você também, torne-se um aderente!