Iniciativa da Plataforma Wecycle da Braskem lança o programa “Descartou, Somou!” para incentivar a reciclagem de embalagens

286 Visualizações

Consumidores que descartarem corretamente embalagens em máquina de reciclagem acumularão pontos para receberem descontos nos produtos do Posto Boxter

O comprometimento com a reciclagem agora também pode gerar pontos que dão descontos na compra de produtos. Essa é a ideia do programa “Descartou, Somou!”, projeto piloto realizado pela Braskem em parceria com a Rede de Postos Boxter, que, a partir do mês de abril, passará a abrigar um ponto de coleta de embalagens recicláveis com uma máquina que pontua os consumidores a cada descarte realizado.

A ação de incentivo ao descarte consciente é mais uma iniciativa Wecycle da Braskem, juntamente com as empresas Recicletool (desenvolvedora da máquina de reciclagem), Dinâmica Ambiental (responsável pela logística reversa) e apoio da Zaraplast (fabricante de embalagens).

Após a inauguração do ponto de coleta, consumidores poderão levar as embalagens vazias, limpas e com código de barras visível até o posto participante, localizado na Avenida Álvaro Ramos, nº 707, próximo à Radial Leste, em São Paulo. Lá, será possível descartar corretamente o material em uma máquina de reciclagem e acumular pontos para descontos em produtos.

Para participar da iniciativa, é só baixar o aplicativo da Recicletool, disponível gratuitamente para smartphones com sistema Android e, em breve, para IOS, ou através do site www.boxter.com.br/DescartouSomou e registrar o número de celular. A pontuação a ser acumulada irá variar de acordo com o tipo de embalagem depositada (veja relação disponível no site). Os pontos serão convertidos por descontos em produtos que poderão ser trocados na BluePoint – loja de conveniência do Posto Boxter – ou na BoxOil do posto participante.

Para fechar o ciclo, todas as embalagens que forem descartadas corretamente na máquina serão retiradas do posto pela empresa Dinâmica Ambiental, que levará os resíduos a cooperativas para serem separados e destinados à reciclagem. Futuramente, os resíduos plásticos separados se tornarão matéria-prima para produção de PCR (resina pós-consumo) pela Braskem e, assim, poderão ser transformados em embalagens novamente.

A iniciativa, implementada ainda em fase piloto, é embasada no conceito de Economia Circular, posicionamento comunicado pela Braskem no final de 2018, processo produtivo que contempla a redução, a reutilização, a recuperação e a reciclagem de materiais, formando um ciclo sustentável desde a produção até a reinserção em um novo processo produtivo.

“Uma característica interessante deste projeto é a interação e engajamento dos consumidores na destinação correta e reciclagem de materiais. É uma maneira de contribuir com a educação ambiental, incentivando cada um a se sentir responsável e a ter consciência sobre o destino final do que consome e com o descarte desses materiais”, comenta Fabiana Quiroga, responsável pela área de Reciclagem & Plataforma Wecycle da Braskem.

“Sendo uma rede de postos de gasolina com alto fluxo de pessoas todos os dias, acreditamos que a nossa participação nesse projeto seja muito importante para a conscientização dos consumidores sobre o descarte e reciclagem de materiais. A Boxter é pioneira no segmento incentivando o descarte correto e recompensando os consumidores por isso”, afirma Renan Cepeda Gonçalves, sócio-diretor da Boxter.

Iniciativas da Braskem a favor da Economia Circular

Em novembro de 2018, a Braskem definiu uma série de iniciativas globais para impulsionar a Economia Circular na cadeia do plástico. Intitulado “Posicionamento da Braskem em Economia Circular”, o documento estabelece iniciativas para o desenvolvimento de parcerias com os clientes na concepção de novos produtos para ampliar e facilitar a reciclagem e a reutilização de embalagens plásticas, especialmente as de uso único.

Ele contempla ainda o avanço de investimentos em novas resinas de origem renováveis, como o Plástico Verde feito à base de cana-de-açúcar, e o apoio a novas tecnologias, modelos de negócios e sistemas de coleta, triagem, reciclagem e recuperação de materiais. As ações também englobam a promoção o engajamento de consumidores a programas de reciclagem por meio de ações educacionais de consumo consciente, o uso de ferramentas de avaliação de ciclo de vida e o apoio a ações para melhoria do gerenciamento de resíduos sólidos a fim de prevenir o descarte de lixo nos mares.

Para conhecer o “Posicionamento da Braskem em Economia Circular”, clique aqui.