Ghelfond é mais uma empresa a aderir ao Programa de Reciclagem de Copos de Polipropileno PP

73 Visualizações

A partir de agora, a rede de laboratórios contribuirá para o descarte adequado dos copos de polipropileno (PP) de suas unidades

Fundada em 1988, a partir da iniciativa do médico radiologista Dr. Charles Ghelfond, a rede de laboratórios de medicina diagnóstica está entre as cinco maiores empresas de diagnósticos médicos do Brasil, e tem como proposta realizar exames de diagnóstico médico e tratamento oncológico com credibilidade, acessível a todos.

Além de buscar excelência em seus serviços, a rede também demonstra preocupação com os resíduos que gera e, com isso, aderiu ao Programa de Logística Reversa de Copos de Polipropileno (PP), que faz parte da plataforma Wecycle.

De acordo com a coordenadora de facilities do Ghelfond Medicina Diagnóstica, Valéria Barreira, a responsabilidade com o meio ambiente foi um dos principais motivos para que a empresa aderisse ao programa além de ter “o compromisso de ajudar no desenvolvimento cultural para um descarte correto e um mundo melhor”, afirma. Além disso, como os copos descartáveis são bastante utilizados nas unidades, devido ao grande fluxo de pessoas, o Ghelfond decidiu encontrar um caminho mais adequado para este resíduo que, apesar de ser 100% reciclável, muitas vezes é enviado erroneamente para os aterros.

“Acreditamos que a reciclagem e a logística reversa sejam caminhos para ajudarmos o planeta.  Precisamos apreender a reutilizar, recuperar e reciclar”, afirma Valéria.

Outras iniciativas sustentáveis

Além da adesão ao Programa de Logística Reversa de Copos de Polipropileno (PP), o Ghelfond também procura praticar outras ações sustentáveis, como a reciclagem de papel e o descarte correto de lâmpadas e aparelhos eletrônicos. “A conscientização acontece através de treinamentos e avaliação do entendimento do tema em discussão. Editamos uma cartilha sobre resíduos na área da saúde. Lembrando sempre, a todos, a responsabilidade com o manuseio e o descarte corretos”, diz Valéria.  Para ela, o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis de PP auxilia e complementa o procedimento de logística reversa de resíduos, visando um destino correto dos copos plásticos usados na instituição.

Sobre o Programa de Reciclagem de Copos PP

O Programa de Logística Reversa de Copos Plásticos de Polipropileno (PP) faz parte de uma iniciativa entre a Braskem e a Dinâmica Ambiental, e tem como objetivo orientar e incentivar as empresas a instituírem melhores procedimentos de logística para o destino correto de copos plásticos após o seu uso.

Os copos plásticos PP são coletados pela Dinâmica Ambiental nas empresas participantes e posteriormente são encaminhados para recicladoras parceiras Wecycle.

Esse material é transformado em resina pós-consumo, que pode ser empregada na fabricação de novos produtos, como tampas para cosméticos, utensílios domésticos, entre outros. Durante este processo também serão coletados dados sobre a geração de resíduos, índices de reciclagem e melhor valorização dos materiais. O programa faz parte da plataforma Wecycle, e conta com o apoio de empresas engajadas ambientalmente como AltacoppoCopobras e Jaguar Plásticos.

“Essa ação da Braskem junto com Dinâmica Ambiental é fantástica; são essas ideias inovadoras alinhadas com grandes parceiros que nos levará a um mundo melhor contribuindo para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento de novos produtos”, finaliza Valéria.

Quer saber mais? Acesse: Wecycle.