gA adere ao Programa de Reciclagem de Copos de Polipropileno (PP)

58 Visualizações

A tecnologia se transforma constantemente para melhorar, cada dia mais, a nossa vida e o meio em que vivemos. Tendo isso como premissa, o gA (Grupo Assa) aderiu ao Programa de Reciclagem de Copos de Polipropileno (PP).

A ação, promovida pela Braskem (a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas), junto a empresa Dinâmica Ambiental (especialista em logística reversa e gestão de resíduos), tem como objetivo valorizar a reciclagem do plástico e toda sua cadeia produtiva.

O gA é uma empresa global de tecnologia, que utiliza plataformas digitais e serviços de transformação para capacitar grandes empresas nas Américas e Europa.

De acordo com o plano de gestão de sustentabilidade 2020, assumiram compromissos que são o resultado do cruzamento entre os três pilares diferenciadores da essência do gA: Tecnologia, Educação e Conhecimento; com uma visão de triplo impacto: Econômico, Ambiental e Social.

O trabalho alia o compromisso com a área ambiental, no desenvolvimento de soluções que impulsionem o uso eficiente de recursos e de práticas responsáveis dentro de sua cadeia de valor, além da promoção da cultura dos 4 Rs (Repensar, Reduzir, Reciclar e Reutilizar).

Dentro da empresa, com seus funcionários, são desenvolvidas ações para reduzir o impacto ambiental da companhia, em pontos como energia, papel, resíduos e mobilidade, usando métricas globais. Com uma equipe no Brasil de, aproximadamente, 250 funcionários, um item que gera grandes quantidades diárias de resíduos são os copos plásticos, que servem água e café. O gA conheceu o Programa de Reciclagem de Copos de PP e viram no projeto uma alternativa sustentável para lidar com a questão.

Como funciona o Programa

A sustentabilidade está no reaproveitamento para transformação do plástico, impedindo que ele acabe no meio ambiente. Os copos são coletados pela Dinâmica Ambiental, que dá o encaminhamento para que a reciclagem possa ser feita. Após o processo, são transformados em resina, que será utilizada para a fabricação de novos itens, como por exemplo, tampas para cosméticos e utensílios domésticos. “Somos uma empresa compromissada com o meio ambiente, desenvolvemos nosso negócio buscando gerar um impacto ambiental positivo a partir de nossas operações e de nossos clientes”, fala a líder de Marketing & Comunicação do gA Brasil, Michelli Luersen. “Globalmente, através de nossas alianças com organizações para cuidar do meio ambiente, em 2017 foram 12.170,3 quilos de resíduos reciclados. Nossa participação no Programa de Reciclagem de Copos de PP contribui para o aumento deste número”, completa.

Desenvolvimento social e ambiental

Para Michelli, o Programa de Reciclagem de Copos de PP é “uma iniciativa de valor” no hall de ações de preservação ambiental “Contribui para a redução do lixo plástico no meio ambiente e ajuda a fomentar a prática de reciclagem e conscientização nas companhias.

O  Programa de Reciclagem de Copos de Polipropileno (PP) faz parte da plataforma Wecycle, que foi criada com o objetivo de fomentar negócios que valorizem os resíduos plásticos ao longo de toda a cadeia produtiva, contribuindo com ações a favor da reciclagem, do pós-consumo e do meio ambiente.

Michelli lembra que, no país, o volume gerado de resíduos referentes à copos descartáveis é bem alto — 100 mil toneladas por ano. Diante do cenário, a líder de Marketing & Comunicação do gA Brasil ressalta que, se descartado e reciclado de forma correta, são milhares de toneladas de lixo plástico retirados do meio ambiente. “Aproveitar todos os resíduos existentes deste processo de reciclagem contribui para o descarte mínimo de resíduos, o menor uso de matéria-prima para novos produtos a partir de meios alternativos”, conclui Michelli.