Fapesp desenvolve projeto sustentável

302 views

Dentre as iniciativas adotadas pela Fundação, está a coleta de copos de polipropileno (PP)

A sustentabilidade está cada vez mais presente no cotidiano das empresas e instituições. Exemplo disso é o projeto Fapesp Sustentável, que nasceu da preocupação da Direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, que é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país, em agrupar ações voltadas à sustentabilidade, realizadas de forma pontual por colaboradores e pela própria Fundação.

O projeto visa não só a utilização consciente dos recursos dentro da Fapesp, como também estender às ações, mobilizando amigos e familiares dos colaboradores.

Ações Realizadas

A Fapesp vem adotando medidas voltadas para a economia de energia elétrica e água desde 2010 e 2014, respectivamente. Além disso, a Fundação também envia para a reciclagem papelão e papéis em geral, que são encaminhados ao Fundo Social de São Paulo (FUSSP), além de também fazer a coleta de pilhas e baterias, entre outras ações.

E uma dessas iniciativas é a adesão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ao Programa de Reciclagem de Copos de Polipropileno (PP), que faz a coleta e destinação correta dos copos plásticos de PP. Além disso, a instituição também promove uma campanha para o uso consciente dos copos descartáveis nos bebedouros, prezando pelo bom gerenciamento do uso deste material.

O Programa de Reciclagem de Copos faz parte da plataforma Wecycle da Braskem e tem como objetivo fomentar negócios que valorizem os resíduos plásticos ao longo de toda a cadeia produtiva, contribuindo com ações a favor da reciclagem, do pós-consumo e do meio ambiente.

Os copos coletados no programa passam pelo processo de reciclagem e a matéria-prima resultante dá vida a diversos novos produtos. Além da reciclagem, o programa também é educativo, já que as empresas participantes recebem treinamentos sobre o processo de descarte.

Para entender melhor sobre o funcionamento do Programa de Reciclagem de Copos de Polipropileno (PP), assista este vídeo: