Escolher o coletor correto para a sua empresa pode impactar positivamente o meio ambiente!

297 Visualizações

Você sabia, que um simples coletor de copos pode trazer grandes benefícios para a sua empresa e para o meio ambiente? Fizemos um teste e comparamos a diferença entre a utilização dos coletores de copos e o uso do coletor comum.

Diferente de uma lixeira comum, que acondiciona os copinhos de forma desorganizada e com isso tem seu volume mal utilizado, um coletor apropriado, por exemplo, organiza e acondiciona um número absurdamente maior de copos no mesmo espaço.

Comparativo: Coletor específico para copos X Coletor comum

Isso impacta diretamente no meio ambiente, já que esse efeito irá se propagar por todo o ciclo de reciclagem.

Já parou para pensar em quantos caminhões de coleta seletiva são necessários para levar os copos se descartados de forma desorganizada? A conta é simples: Se os copinhos estiverem organizados é necessário 1 caminhão, agora se os copinhos forem descartados de forma desorganizada são necessários 10! Por isso, a organização é essencial!

Comparativo do volume dos copos

Fizemos um teste:

Pegamos uma caixa de 60L (o que equivale a um tamanho de saco de lixo padrão) e colocamos os copos de forma desorganizada. Em seguida, fizemos a mesma coisa com a mesma quantidade de copos só que de forma organizada simulando o uso de um coletor de copos dedicado.

Sabe qual foi a diferença? Absurda!

Na caixa de 60L, usada no exemplo, couberam cerca de 200 copos desorganizados;
Na mesma caixa de 60L, couberam 2.500 copos organizados, completando todo o espaço;
A diferença de copos descartados foi de mais de 10 vezes!

O que isso significa?

Quanto menos copos organizados forem descartados, mais caminhões serão necessários para a destinação final. Consequentemente, quanto mais caminhões, mais trânsito teremos, o que resultará em mais emissão de CO2 nas ruas, e que, automaticamente, causará mais poluição para o nosso planeta!

Além disso será necessário mais combustível e mais óleo, ou seja, maior consumo de recursos naturais.

E não para por aí! Se formos pensar em toda a cadeia envolvida neste processo, os inúmeros impactos, por exemplo, serão utilizados mais pneus que futuramente irão virar resíduo e irão impactar novamente o meio ambiente.

Consegue notar a importância de um descarte correto, organizado e em um coletor de copos adequado? Essa simples ação pode causar um grande impacto e está em nossas mãos!

Nós temos o poder de mudar o mundo!

Comparativo dos copos em sacos plásticos

Outro exemplo: Quando os copos são descartados de forma organizada, os mesmos consomem menos “sacolas de lixo”, ou seja, o uso de sacolas é reduzido em mais de 10 vezes!

Conclusão

Uma ação tão simples como descartar corretamente e de forma organizada seus copinhos plásticos em coletores dedicados é capaz de impactar o meio ambiente positivamente, e mais ainda, é capaz de transformar o mundo!

Além dos coletores de copos, há diversos programas de logística reversa, que trabalham na valorização do plástico. Como o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis de PP, desenvolvido pela Braskem e pela empresa Dinâmica Ambiental, com a intenção de valorizar o plástico em toda sua cadeia produtiva.

O programa conta com o apoio das empresas Altacoppo, Copobras e Jaguar Plásticos, e busca orientar e incentivar organizações quanto ao correto descarte de copos descartáveis!

O programa faz parte da plataforma Wecycle e tem como objetivo disseminar informações e boas práticas sustentáveis junto a companhias de diferentes perfis e setores da economia. A Dinâmica Ambiental é parceira da plataforma e seu trabalho consiste em conscientizar, coletar e reciclar os copos de PP gerados nas empresas.

Como funciona esse processo?

A equipe da Dinâmica coleta os copinhos de polipropileno PP nas empresas participantes e os encaminha para a triagem e reciclagem.

Ao mesmo tempo, os colaboradores das empresas recebem treinamentos periódicos sobre o processo de descarte, contando também com serviço de consultoria para auxiliar na redução de custos e na melhor gestão do consumo de energia.

Além disso, todas as empresas que aderirem ao programa terão direito a um espaço no Portal Pensamento Verde, um dos maiores portais de sustentabilidade e meio ambiente da atualidade.

Quer saber mais? Acesse: Wecycle.