Em corrida, milhares de copinhos plásticos são coletados para reciclagem

133 Visualizações

Esporte e sustentabilidade se aliaram no último domingo (24), no Circuito Eco de Corrida — Especial Carna Run —, em Jundiaí. Milhares de copos plásticos utilizados para hidratar os participantes foram coletados pela Dinâmica Ambiental, parceira da atividade, e terão como destino a reciclagem.

A empresa é especialista em engenharia reversa e gestão de resíduos, proporcionando o encaminhamento correto para recicláveis. Com isso, contribui com a preservação ambiental, garantindo uma vida mais saudável à presente e futura geração. A Dinâmica Ambiental recolheu ainda os aerossóis de “espuma de Carnaval”, que garantiram a diversão após o evento.
A corrida teve largada na frente da prefeitura da cidade, com percurso no Jardim Botânico. A área destaca-se pela riqueza da fauna e flora e, tendo como base esse cenário, a ação reforçou a conscientização ambiental dos participantes para que o meio ambiente seja cada vez melhor cuidado por todos. Os inscritos ganharam, além de sacola sustentável para utilizarem no dia-a-dia, uma muda de árvore para aumentar a área verde do município. O espaço também disponibilizou Praça de Compostagem para o tratamento dos resíduos orgânicos gerados durante a prova.

O ato e a conscientização ambiental envolveram pessoas de todas as idades, já que a ação foi dividida entre caminhada de cinco quilômetros, corrida de cinco e dez quilômetros e corrida kids para a criançada. “O projeto de reciclagem dos copos vai muito além da reciclagem propriamente dita. O intuito maior é levar a reflexão para o consumidor, mostrar que a escolha está literalmente em suas mãos. Seu copo, sua responsabilidade”, ressaltou o diretor corporativo da Dinâmica Ambiental, Helio Makoto Hatisuka Junior. “Eventos como esse são uma grande oportunidade de ampliar essa reflexão”, completou.

Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis de PP

A Dinâmica Ambiental destaca-se na transformação dos materiais para a produção de matéria-prima para novos produtos. A empresa é parceira da Braskem — a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas — no Programa de Logística Reversa de Copos Descartáveis de Polipropileno (PP). Conhecidos por sua qualidade (boa resistência térmica, química, à solvente e à quebra), os copos de PP são 100% recicláveis.
Criado em 27 de julho de 2018, o programa alcançou, em seis meses de execução, a marca de 4.300 quilos de copos de plástico de PP reciclados. Também nesse período, a iniciativa já conquistou 20 empresas aderentes à missão de preservar o meio ambiente através da reciclagem. A ação conta com o apoio das empresas Altacoppo, Copobras e Jaguar Plásticos. O trabalho faz parte da plataforma Wecycle, que tem como objetivo desenvolver negócios e iniciativas para a valorização de resíduos plásticos por meio de parcerias, trazendo confiabilidade e qualidade ao desenvolvimento de produtos, soluções e processos que envolvam todos os elos da cadeia de reciclagem do plástico.