Em ação, aproximadamente 2 milhões de copos descartáveis foram reciclados em apenas cinco meses

254 Visualizações

O Programa de Logística Reversa de Copos Descartáveis de Polipropileno (PP), uma iniciativa da plataforma Wecycle da Braskem, em parceria com a Dinâmica Ambiental, alcançou em cinco meses de execução, a marca de mais de 20 empresas aderentes, dentre elas estabelecimentos comerciais como Ambev, Grupo Armando Veículos, Unasp e Padaria Ceci.

A iniciativa teve início em agosto de 2018 e nessa empreitada de expandir cada vez mais a transformação dos materiais para a produção de matéria-prima para novos produtos, a Braskem — que é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e a empresa Dinâmica Ambiental, especialista em engenharia reversa e gestão de resíduos —, contam com o apoio das empresas Altacoppo, Copobras e Jaguar Plásticos.

Os copos plásticos estão presentes no cotidiano pela praticidade que oferecem e, apesar de serem conhecidos como descartáveis, o ato de descarte deve ser feito corretamente, uma vez que após o uso o mesmo pode ser reciclado e transformado em matéria-prima e posteriormente em novos produtos. É com esse objetivo que o Programa de Logística Reversa de Copos Descartáveis de Polipropileno da plataforma Wecycle trabalha. Entenda como funciona a dinâmica que tem tornado esse trabalho eficiente e que, com base na disseminação de conhecimento, mostra que a vida do meio ambiente depende da somatória de ações feitas por cada um de nós.

Para que o programa atinja integralmente o seu propósito, as empresas recebem orientação para organizar seus resíduos da melhor forma, com o estímulo do descarte em coletores exclusivos para receber os copos após o uso. Esses recipientes os acondicionam em maior quantidade do que uma lixeira comum (gastando, assim, menos sacos de lixo) e de forma organizada para serem destinados à reciclagem.

No Programa de Logística Reversa de Copos Descartáveis de Polipropileno, a equipe da Dinâmica Ambiental faz a coleta dos copos de PP nas empresas que aderem ao programa e os encaminham para recicladoras parceiras Wecycle

Multiplicação e compartilhamento de informações

A era digital tem sido grande aliada na multiplicação de informações, ponto fundamental para a união de esforços. O propósito do Programa de Logística Reversa de Copos Descartáveis de Polipropileno é divulgado nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn), com artigos completos sobre o tema.
A ação ficou tão facilmente reconhecida nas redes com a identidade do copinho que, antes tradicional, passou a ter um rosto e transformou-se em um personagem símbolo da necessidade da reciclagem e de que literalmente a mudança está em nossas mãos.
Nesses seis meses de ação, 802 mil pessoas foram alcançadas com as publicações, visualizando, curtindo e compartilhando o programa em suas páginas pessoais.

Outros meios de reforço das informações

Além das redes sociais, o conteúdo do Programa é disseminado ainda através de folders, cartazes, landing page exclusiva da ação (na qual os usuários acessam por meio do código QR code, encontrado no folder ou no site da Dinâmica Ambiental), nos Wobblers utilizados nos dispenser do copo, nos coletores, em tirinhas lúdicas para envolver todos os públicos e em campanhas divulgadas em variadas ocasiões, como datas comemorativas, as quais os copos descartáveis são presenças garantidas.

A informação está em todo o lugar para conhecer, curtir, compartilhar e praticar.

Como participar?

As empresas que se interessarem pela ação podem tornar-se apoiadoras entrando em contato com um dos representantes do Programa e auxiliá-lo por meio de aporte financeiro via cotas, ou como participante, destinando à iniciativa os copos plásticos gerados no estabelecimento.
Os colaboradores recebem treinamento sobre o processo de descarte e há ainda a disponibilidade de serviço de consultoria para ajudar na redução de custos e na melhor gestão de consumo de energia, recursos hídricos e produtos.
A participação garante à empresa um espaço no Pensamento Verde, um dos maiores portais de sustentabilidade e meio ambiente da atualidade.