Dasa adere ao Programa de Reciclagem de Copos de Polipropileno PP

92 Visualizações

A maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina une-se ao programa com o objetivo de dar um descarte adequado aos copos descartáveis

A Dasa é uma empresa que tem como foco o ser humano. Por isso, está sempre em busca de melhorias que possam trazer benefícios para a vida das pessoas em todos os aspectos, e isso inclui a sua responsabilidade socioambiental.

Presente em todo o País, através das principais marcas de laboratórios de medicina diagnóstica, a Dasa investe na reciclagem dos resíduos químicos gerados pela produção de análises clínicas e também dos resíduos comuns. Além disso, adquire energia limpa por meio do Mercado Livre de Energia. “Promovemos, ainda, treinamentos periódicos de Gestão Ambiental e publicações em nossa ferramenta de comunicação interna, o Workplace”, explica o VP de Gestão de Pessoas da Dasa, Rafael Lucchesi.

Agora, a empresa também passa a coletar de forma adequada os copos descartáveis gerados em suas atividades diárias, por meio do Programa de Logística Reversa de Copos Plásticos de Polipropileno (PP). “Iniciamos o projeto piloto em uma de nossas unidades administrativas e de processamento de exames em Alphaville e estamos satisfeitos com a adesão ao programa, que já representa 75% dos copos descartáveis sendo reciclados em pouco mais de 3 meses. Dessa forma entendemos que contribuímos para gerar mais consciência ambiental aos nossos colaboradores”, explica Rafael.

Sobre o Programa de Reciclagem de Copos PP

O Programa de Logística Reversa de Copos Plásticos de Polipropileno (PP) faz parte de uma iniciativa entre a Braskem e a Dinâmica Ambiental, e tem como objetivo orientar e incentivar as empresas a instituírem melhores procedimentos de logística para o destino correto de copos plásticos descartáveis após o seu uso. Para Rafael, a iniciativa chegou no melhor momento possível, visto que as empresas estão cada vez mais engajadas com as causas ambientais e na redução de custos. “Acreditamos que o Programa será muito bem visto pelas empresas, clientes e a comunidade em geral, pois além da reciclagem, também trabalha a conscientização ambiental”, destaca.

Rafael lembra ainda que, por se tratar de empresas que oferecem atendimento à saúde, o uso dos copos descartáveis são indispensáveis, por isso, a adesão ao programa auxiliará na conscientização dos colaboradores, além de minimizar os impactos relacionados ao consumo dos copos descartáveis.

O que é feito dos copos coletados?

Os copos plásticos PP são coletados pela Dinâmica Ambiental nas empresas participantes e posteriormente são encaminhados para recicladoras parceiras Wecycle.

Esse material é transformado em resina pós-consumo, que pode ser empregada na fabricação de novos produtos, como tampas para cosméticos, utensílios domésticos, entre outros. Durante este processo também serão coletados dados sobre a geração de resíduos e índices de reciclagem. O programa faz parte da plataforma Wecycle, e conta com o apoio de empresas engajadas ambientalmente como AltacoppoCopobras e Jaguar Plásticos.