Conheça os melhores resíduos para reciclar

165 Visualizações

Hoje em dia quase tudo o que consumimos é reciclável, porém, alguns produtos têm uma melhor aceitação, pela facilidade em reinseri-los na cadeia produtiva. Saiba quais são eles.

 

As empresas estão se preocupando cada vez mais em desenvolver embalagens que possam ter um descarte sustentável. Contudo, existem alguns materiais que têm uma melhor aceitação neste mercado. Conheça alguns deles:

Alumínio

O alumínio é, sem dúvida, um dos materiais mais reciclados no Brasil. Em 2017 o setor alcançou um índice de 97,3% de reciclagem, ou seja, das latas produzidas no País naquele ano, quase todas voltaram ao ciclo produtivo. Desde 2004 este índice se mantém em alta e isso se deve à colaboração da sociedade.

Papel

O papel também conta com excelente aceitação no mercado da reciclagem. Papelão, jornais, revistas, folhas em branco e impressas, são exemplos de materiais que podem retornar ao setor produtivo para serem reutilizados. Dos benefícios desta prática, podemos citar a redução do consumo de água e energia (que são altos para a produção) e a redução do corte de árvores. De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), em 2017 a reciclagem de papel atingiu um índice recorde: 66,2% da produção de papel – o equivalente a 5 milhões de toneladas – retornaram ao processo produtivo.

Plástico

“Dentre os setores da indústria de transformação, a de fabricação de produtos de material plástico é o quarto maior empregador e o que paga os melhores salários”, afirma a Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico). Além disso, o sistema de reciclagem do plástico é bastante variado, com uma demanda constante e garantida, trazendo uma economia de até 90% de energia e gerando mão-de-obra para pequenas, médias e grandes indústrias.

A indústria automobilística, por exemplo, já utiliza o plástico reciclado na produção de peças para os seus veículos. Para se ter uma ideia, o polipropileno (PP) reciclado é utilizado em para-choques, painéis e caixas de bateria.

Mas, para que este material chegue até as empresas, existe uma parte fundamental neste ciclo, que é a coleta, separação e tratamento dos plásticos recicláveis. O Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis de PP da Wecycle é uma das ações que torna isso possível. Realizado numa parceria entre a Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e a Dinâmica Ambiental, especialista em logística reversa e gestão de resíduos, o programa visa coletar copos de polipropileno (PP) nas empresas – já que este material é bastante consumido no ambiente corporativo – e encaminhar para a reciclagem, onde são transformados em resina pós-consumo para serem utilizado na fabricação de novos produtos.