Conheça 5 maneiras de melhorar a reciclagem do seu escritório

226 views

Não é só em casa que devemos cuidar da separação dos resíduos recicláveis. Em nosso ambiente de trabalho também geramos resíduos, que devem ser separados e descartados corretamente.

Se em seu local de trabalho ainda não existe uma iniciativa como esta, nós vamos lhe mostrar cinco maneiras simples de implementar uma cultura de reciclagem e valorização de resíduos no seu ambiente corporativo.


  1. Instale lixeiras sinalizadas em locais de fácil acesso

As lixeiras do seu escritório estão em locais de fácil acesso para todos? Se não, isso deve ser corrigido imediatamente. Também é importante que tenha uma lixeira para cada tipo de resíduo (plástico, papel, vidro, metal e lixo orgânico) e, dependendo do tamanho da empresa, considere mais de um ponto para o descarte dos resíduos.


  1. Entregue o material reciclável direto aos catadores

Existem maneiras de doar o material que foi separado na empresa direto para catadores. E uma das formas de saber onde encontrar esses prestadores de serviço é através do aplicativo Cataki. Criado pelo movimento Pimp My Carroça, o aplicativo conecta o gerador de resíduos ao catador de materiais recicláveis, que vai dar a destinação correta a esse material, de forma simples e prática. O Cataki é um aplicativo gratuito disponível para celulares Android e iPhone (iOS). O objetivo da plataforma é utilizar a tecnologia para aumentar a renda dos catadores e ampliar os índices de reciclagem no Brasil.


  1. Separe e destine corretamente os copos descartáveis

Se a sua empresa utiliza copos descartáveis, existe uma maneira de dar um destino correto a esse resíduo e, assim, contribuir com o meio ambiente. Uma iniciativa promovida entre a Braskem e a Dinâmica Ambiental ajuda pequenas, médias e grandes empresas a fazerem o descarte adequado dos copos descartáveis.

E para fazer parte do Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis é bem simples: basta entrar em contato com a equipe da Dinâmica Ambiental, que é a responsável pela triagem e encaminhamento para a reciclagem dos copos.

Os produtos feitos com o plástico reciclado dos copos de polipropileno (PP) recebem um selo I’m Green, que é utilizado para identificar os produtos que utilizam o Plástico Verde em sua composição, além de fomentar negócios que valorizem os resíduos plásticos ao longo de toda a cadeia produtiva, contribuindo com ações a favor da reciclagem, do pós-consumo e do meio ambiente.

O projeto ainda conta com o apoio de empresas como Copobras, Altacoppo e Jaguar Plásticos.


  1. Monte uma “equipe verde”

Quando o assunto é meio ambiente, é natural algumas pessoas serem mais engajadas do que outras nestas iniciativas. Por isso, recrute membros de diferentes departamentos que se interessem em tocar o projeto. Além disso, ao reunir pessoas engajadas fica mais fácil mostrar aos demais as vantagens em ter um programa de reciclagem no ambiente corporativo.


  1. Use cartazes para informar e incentivar

Espalhar cartazes pela empresa pode ser uma excelente maneira de destacar a importância da reciclagem. Esses “avisos” podem ser explicativos – para ajudar as pessoas a saber qual lixeira usar – e também podem ser educativos, fornecendo dados e informações sobre a reciclagem que ajudem a compreender a importância desta atitude.

Outra dica é informar os dados da reciclagem da própria empresa, de forma que os funcionários saibam o quanto os seus esforços de reciclagem são valiosos!